Portal Você Online

18 anos: saiba onde se vacinar no mutirão contra a Covid em Manaus

A expectativa do governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus é aplicar a primeira dose em 41 mil pessoas dessa faixa etária nesta quarta e quinta-feira

O público de 18 anos começa a ser vacinado contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20), das 9h até meia noite, em Manaus. Uma campanha conjunta do município com o governo do Estado tem como meta tornar a capital do Amazonas a primeira do país a vacinar toda a população acima dessa faixa etária.

A cidade retoma a aplicação de primeira dose, após o fim de semana, em 12 pontos de atendimento, que funcionarão até as 16h. Outros três postos de vacinação terão o horário estendido até meia noite – Sambódromo, Arena da Amazônia e Centro de Convenções Vasco Vasques.

A faixa etária é a última prevista pelo Plano Nacional Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Os remanescentes das demais idades e àqueles que já estão no prazo para o recebimento da segunda dose também podem se vacinar.

O Amazonas recebeu ontem (20), 45.700 doses de CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Fiocruz. Parte dessa remessa vai atender os dois dias de mutirão nesta quarta e quinta-feira (21).

Nos dois dias, o terceiro mutirão de vacinação na cidade “é uma oportunidade para quem tem 18 anos ou mais de se vacinar e aquelas pessoas que, por algum motivo ou outro, não conseguiram comparecer no momento da sua faixa etária. Então é o momento de todo mundo se vacinar”, afirmou o governador do estado, Wilson Lima.

Com essa ação, o mutirão da campanha ‘Vacina Amazonas’ alcançará 15 edições, em pouco mais de um mês, desde a primeira realizada em Manaus.

“Nosso planejamento era oferecer a vacina em 13 pontos, mas com o repasse programado de mais 100 mil doses, além das 25 mil recebidas nesta terça-feira, teremos uma intensificação do atendimento, acelerando a vacinação na capital e, mais uma vez, dando um exemplo para o país do nosso compromisso com a organização e a celeridade dessa campanha”, informou o prefeito da cidade, David Almeida.

Dos 15 locais de vacinação, sete são grandes pontos estratégicos e oito são Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e centros de apoio, distribuídos em todas as zonas geográficas, para facilitar o acesso da população.

O atendimento para a sexta-feira (23) deve ser mantido em somente quatro pontos (shopping Phelippe Daou, Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, Studio 5 e Sesi Clube do Trabalhador) e em horário diferenciado, das 13h às 17h.

“É uma previsão, que será confirmada apenas se o total de doses disponíveis não for esgotado nesses dois dias de intensificação”, explica a secretária municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe.

A secretária destaca a importância do comparecimento de todos os que ainda não tomaram a primeira dose da vacina e reforça o chamamento das pessoas que já estão no prazo para receber a segunda dose, que é de 28 dias para quem tomou CoronaVac e de 84 dias para quem tomou a Pfizer ou a AstraZeneca.

“Os postos estarão preparados para aplicar primeira e segunda doses, portanto, as pessoas já vacinadas devem verificar se já completaram o intervalo para receber a segunda dose”, salienta Shádia.

Quem for a um dos postos para receber a primeira dose, não deve esquecer de levar um documento de identidade original com foto, o CPF e o comprovante de residência (original e cópia).

Quem tiver acesso à internet, também deve fazer previamente seu cadastro no site Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/), uma forma de reduzir o tempo de atendimento nos postos de atendimento.

Para quem for receber a segunda dose, é obrigatória a apresentação do documento de identidade e CPF, além da carteira de vacinação.

De acordo com dados da Divisão de Imunização (Divim) da Semsa, da população estimada de 1,4 milhão de pessoas de 18 anos ou mais, residentes em Manaus, 75% já receberam a primeira dose contra a Covid-19 nesses seis primeiros meses da campanha.

“Aproximadamente 427 mil pessoas ainda devem ser vacinadas, se considerarmos o total estimado pelo IBGE”, avalia a chefe da Divim, Isabel Hernandes. Segundo ela, apenas no grupo de 18 anos são esperadas 41 mil pessoas.

Pontos de vacinação – das 9h às 16h

Norte

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119 – Cidade Nova

Somente para pedestre

Shopping Phelippe Daou

Avenida Camapuã, 2.939 – Cidade de Deus

Somente para pedestre

UBS Arthur Virgílio

Travessa 10, 3.015 – Amazonino Mendes

UBS Sálvio Belota

Rua Samambaia, 786 – Santa Etelvina

Sul

Studio 5 – Centro de Convenções

Avenida Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial I

Somente para pedestre

UBS Nilton Lins

Avenida Professor Nilton Lins, 3.259 – Flores

Leste

SESI – Clube do Trabalhador

Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I

Ponto para pedestre e drive-thru

UBS Guilherme Alexandre

Rua Nova República, 575 – Colônia Antônio Aleixo

UBS Platão Araújo

Rua Antônio Lisboa, s/nº – Puraquequara

UBS Gebes de Medeiros

Rua Pirarucu, 1.000 – Jorge Teixeira

UBS Amazonas Palhano

Rua Antônio Matias, s/nº – São José 2

Oeste 

Centro de Convivência Magdalena Arce Daou

Avenida Brasil, s/nº – Santo Antônio do Içá

Pontos de vacinação – das 9h à meia-noite

Oeste 

Sambódromo

Avenida Pedro Teixeira, 2.565 – Dom Pedro

Somente drive-thru

Centro de Convenções Vasco Vasques

Avenida Constantino Nery, 5.001 – Flores

Somente pedestre

Arena da Amazônia

Avenida Constantino Nery, 5.001 – Flores

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *