
A primeira semana de aulas presenciais na rede pública estadual fechou com a presença de 79% dos estudantes nas salas e 90% dos profissionais de educação trabalhando – os outros 10% justificaram a falta com atestados médicos. Esse foi o balanço feito pelo secretário de Educação do Amazonas, Luiz Fabian, e da presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM).
” Esta semana o Amazonas foi referência nacional para outros estados. Já havíamos sido no início da pandemia, com o ensino à distância online pela internet e tv com o nosso programa ‘Aula em Casa’, e agora com o retorno presencial”, disse Fabian, que já foi procurado por outros secretários de Educação.
Ainda de acordo com o balanço das atividades, o secretário informou que foram identificados oito professores e dois alunos com sintomas de coronavírus. Eles foram isolados e são monitorados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), que investiga os casos.
“Eles já chegaram com o vírus e não foram contaminados no ambiente escolar”, afirma o secretário.
Vigilância Ativa nas Escolas
Segundo a diretora-presidente da FVS/AM, Rosemary Pinto, estão sendo cumpridos todos os protocolos com a notificação e o acionamento das equipes de vigilância.
“Todos os procedimentos estão sendo tomados. São casos de transmissão comunitária. Todos os lugares representam risco em Manaus. Quem volta as atividades corre o risco”, explicou a diretora-presidente da FVS/AM.
Neste fim de semana, Rosemary Pinto, reuniu com profissionais de diversas áreas para a implantação do programa “Vigilância Ativa nas Escolas”, que vai capacitar profissionais e integrar a rede pública e particular de Manaus com as vigilâncias estadual e municipal de saúde.
“Temos pontos focais nas escolas para identificar e manter todas as medidas. Estamos usando o palicativo SASI para notificar imediatamente todos os casos. Temos parceria com os municípios, escolas particulares e distritos sanitários para ativar o monitoramento dos 14 dias de isolamento”, disse Rosamary Pinto.