
Servidores de Parintins e Humaitá participaram pela primeira vez do curso remoto via Microsoft Teams com o tema: Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e). O curso foi ministrado pelo professor Nelson Grana, do Departamento de Tecnologia e Informação (Detin) da Sefaz.
A capacitação contou com a presença de 28 servidores e nenhuma desistência durante os três dias de curso. Todos receberam certificados no ato da conclusão.
“Com a pandemia do coronavírus, a metodologia de ensino à distancia se tornou a mais segura para continuarmos capacitando os nossos servidores. Optamos por fazer os cursos remotos e, para nossa surpresa, estamos tendo um enorme engajamento na plataforma. Além do mais, abriu a possibilidade de agências do interior também participarem conosco”, disse Ellen Patrícia, chefe da Subgerência de Treinamento (SBTR).
O curso promoveu a integração de fazendários que atuam na capital com colegas lotados no interior do estado, como Agenor Ribeiro Machado (Agência de Parintins) e João Bosco Holanda – Chefe da Agência de Humaitá.
“A sensação foi boa, pois obtive informações sobre um tema de trabalho diretamente da fonte, com quem trabalha com o sistema, apresentando exemplos específicos e muito próximos da realidade. Um curso ao vivo mantém sua atenção, você não perde o foco”, frisou Agenor.
Em virtude do decreto de contenção de gastos do governo, que restringem a liberação de passagens assim como diárias e os protocolos de segurança para conter a disseminação do novo coronavirus, os treinamentos presenciais estão descartados no momento.
A nova modalidade de curso foi bem recebida para os colegas que estão longe da capital. “Soube através de divulgação por email e parabenizo todos os envolvidos pelo belo projeto na Sefaz. Isso é motivante! Algo que além do conhecimento, prestigia os colaboradores do interior, não havendo distâncias para o conhecimento”, comentou João Bosco, chefe da agência da Sefaz em Humaitá.
Sob a supervisão da Secretária Executiva de Assuntos Administrativos/SEA, e coordenação do Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas/DDGEP, a Subgerência de Treinamento/SBTR, após o sucesso do segundo curso, estruturou e divulgou o terceiro curso remoto, que será sobre Fiscalização de Contratos Administrativos com a professora Mácia Amorim (TFE).
Além do mais, é importante lembrar que o setor também disponibiliza cursos gratuitos de aperfeiçoamento em áreas específicas e relevantes para a Sefaz em modo EAD (Educação à distância). Consulte o site http://ead.sefaz.am.gov.br/moodle/.
Instrutor do curso sobre o DT-e
Nelson Grana é analista de Tecnologia da Informação (TI) há 15 anos. Tem graduação em Engenharia da Computação pela Universidade de Tecnologia da Amazônia (atual Escola Superior de Tecnologia da UEA), com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos. Atua como analista de Sistemas da Prodam, prestando serviços ao Detin/Sefaz.