Portal Você Online

28 de Agosto prepara mais 40 leitos exclusivos para Covid-19

O secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, acompanhou o preparo para a abertura de mais 40 leitos de enfermaria, exclusivos para pacientes com a Covid-19, nesta sexta-feira (1º), no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto.

Com a entrada em operação das novas vagas, a unidade vai dobrar para 80 o número de leitos clínicos para os infectados de coronavírus.

Nesta semana, o hospital já havia aumentado de 12 para 40 o número de leitos de UTI. Os 40 leitos estão sendo abertos no espaço da Clínica Médica.

Os pacientes não Covid internados no espaço foram transferidos para outros leitos na própria unidade, tiveram alta ou foram removidos para hospitais de retaguarda.

“Estamos reconfigurando as unidades de saúde para receber mais leitos clínicos e de UTI. Nós estamos num trabalho conjunto de rede. As camas que vieram para cá foram disponibilizadas pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam)”, disse o secretário.

Segundo Campêlo, as camas foram adquiridas para o Hospital do Sangue, mas estão sendo disponibilizadas pela direção do Hemoam enquanto chegam as camas adquiridas pela secretaria para o HPS.

“Antecipamos a entrega aqui para o 28 de Agosto, e as camas que estão em processo de compra serão devolvidas para o Hemoam. Então, temos toda a rede mobilizada nessa guerra contra a Covid-19. E nós precisamos da colaboração de todos”.

Aumento de casos – De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), 128 pessoas foram hospitalizadas ontem (31). É o terceiro maior número de internados em um único dia desde o início da pandemia no estado. O número só perde para os dias 4 e 5 de maio, quando foram internados 178 e 129 pessoas, respectivamente.

Com a entrada em operação do Plano de Contingência, no fim de outubro, nos últimos dois meses, o número de leitos exclusivos para a Covid-19 na rede pública teve um salto de 125%, saindo de 457 para os atuais 1.026.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *