:strip_icc()/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2015/07/05/mcn1828_1.jpg)
Aproximadamente 7 mil pessoas são esperadas pelos organizadores da 6ª Maratona Internacional de Manaus, com largada prevista para as 4h da madrugada deste domingo (14), na Praia da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus. A maior corrida de rua da região Norte terá provas também de 21 km, 10 km e 5 km.
Organizada pela To Goal Sports, a edição deste ano divulga a mensagem pela proteção da floresta amazônica. A largada da meia maratona, com seus 21 km, será às 4h10. As corridas de 10 km e 5 km têm largadas simultâneas, às 4h20.
A Maratona Internacional de Manaus teve a primeira edição em 2018, realizada em setembro daquele ano, em alusão ao Amazonas elevado à categoria de província. A terceira edição, em 2022, homenageou o aniversário da cidade de Manaus, com as corridas em outubro. No ano passado, o evento ocorreu em dezembro. Estava previsto para outubro, porém teve de ser adiada por conta do excesso de fumaças de queimadas na floresta amazônica. Neste ano, será realizada em julho, antecipando os alertas ao combate às queimadas e à preservação da fauna e flora.
Percurso e trânsito
O percurso dos 42 km da Maratona de Manaus inclui os principais pontos turísticos da cidade. Além da Ponta Negra, às margens do Rio Negros, que sedia a arena e o portal de largada e chegada de todas as provas, os maratonistas passarão pelos arredores do Teatro Amazonas e Arena da Amazônia. Tanto na maratona quanto na meia maratona, os corredores terão um trecho especial sobre a Ponte Rio Negro.
Por isso, desde a madrugada deste domingo (14) haverá pequenas alterações no trânsito de veículos por Manaus. O evento esportivo não causará bloqueio de nenhuma via da cidade. No entanto, ruas e avenidas do percurso estarão sinalizadas para o compartilhamento de pistas entre atletas e motoristas.
A Maratona Internacional de Manaus 2024 é uma realização da To Goal Sports e conta com o patrocínio da Distribuidora Atem e Bemol Farma, apoio institucional da Prefeitura de Manaus, apoio da Água Mineral Yara e RR.
Percurso
O percurso de 42k terá sua largada na Ponta Negra, segue pela Avenida Coronel Teixeira até a Avenida Brasil, em seguida dobra a direita subindo a Avenida Coronel Cyrillo Neves até a Ponte Rio Negro e retorna até a Avenida Brasil acessando à esquerda até o cruzamento com Avenida Coronel Teixeira, acessa a direita e segue por essa via até a Avenida São Jorge, e a percorre até chegar na Avenida Constantino Nery, neste ponto dobra a direita e segue reto pela via até o cruzamento da Rua Dez de Julho, passa em frente ao Teatro Amazonas, virar a esquerda seguindo até a Avenida Getúlio Vargas, dobra a esquerda e segue até o cruzamento com a Avenida Leonardo Malcher, dobra a esquerda e segue até a Avenida Constantino Nery, dobra a direita e percorre por ela até o acesso para a Avenida Mário Ypiranga e segue por ela até acessar a Avenida Djalma Batista e percorre até o cruzamento com a Rua João Valério, dobra a direita e acessa até a Avenida São Jorge e segue até a Avenida Coronel Teixeira e em seguida até a chegada na Praia da Ponta Negra.
Personagem
Quarenta e dois quilômetros. Esse é o desafio que Jean Lucas Rodrigues, 29, decidiu enfrentar na 6ª Maratona Internacional de Manaus. Analista Químico da Distribuidora Atem, um dos patrocinadores do evento, ele está entre os milhares de inscritos na maior corrida de rua da região Norte, que este ano contempla a Ponte sobre o Rio Negro, o Teatro Amazonas e a Arena da Amazônia entre os trajetos.
Corredor amador, Jean Lucas conta que, depois de participar da meia maratona no ano passado, e correr 21 quilômetros, se propôs a dobrar a distância para completar a prova de 42 quilômetros. Ele destaca que, além da resistência física, o preparo mental é essencial para encarar a jornada. “Se você vence a mente, certamente vai cumprir a prova”, afirma, acrescentando que se prepara para o desafio há anos. Ele corre desde 2018.
Patrocinada pela Distribuidora Atem, a 6ª Maratona Internacional de Manaus tem a preservação da Amazônia como foco e o tema “Diga Não às Queimadas”. O evento não apenas promove a saúde e o bem-estar, mas também busca sensibilizar sobre a importância da conservação da maior floresta tropical do mundo. Ao todo, a expectativa de público é de sete mil pessoas.
Expo Amazonas Running
Nos dias que antecedem a maratona, o Centro de Convenções Vasco Vasques sedia a Expo Amazonas Running, desta sexta-feira (12) e domingo (13), das 10h às 20h. Durante o evento, os participantes poderão retirar os kits, além de desfrutar de atividades relacionadas ao mundo das corridas.