/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/g/K/3dF2GTRZ2TPiqOXMG4zA/portugalgp.jpg)
Marcado por forte vento e uma pista escorregadia que complicou os pilotos em Portimão, o treino classificatório do GP de Portugal deu a pole position a Valteri Bottas (Mercedes) com tempo de 1m18s348 na manhã de hoje (1).
O finlandês venceu o duelo com o companheiro de Mercedes Lewis Hamilton, pela pequena margem de 0s007. Max Verstappen foi o terceiro colocado, seguido do companheiro de RBR Sergio Pérez.
“É uma sensação boa estar na pole! Parece que já faz um tempo … a classificação tem sido um ponto fraco para mim, mas estamos trabalhando muito neste fim de semana. Isso me coloca em uma boa posição para a corrida!”, declarou Bottas ao fim da classificação.
A Mercedes havia dominado os primeiros treinos livres em Portugal, mas Verstappen colocou a RBR no páreo sendo o mais rápido no terceiro treino. Só que o holandês ultrapassou o limite de uma curva na sua melhor volta do Q3 e acabou fora da briga com as Mercedes.
A terceira fila em Portimão vai ter Carlos Sainz, da Ferrari, e Esteban Ocon, da Alpine. Lando Norris é o sétimo, seguido de Charles Leclerc. Destaque também para Sebastian Vettel na 10ª posição, voltando a figurar em um Q3 depois de 16 corridas.