
O projeto ‘Mãos que Transformam a Amazônia’, está com inscrições abertas para cursos profisionalizantes gratuitos, no próximos dias 13 a 16, na sede da AAMI-Iranduba, na Rua Anamã, S/N, bairro Novo Amanhecer, Iranduba (AM).
As aulas serão ministradas pela publicitária e empreendedora Paula Carolinny com aulas práticas de personalizada em Manaus, principalmente com aulas voltadas para mulheres que estão em busca de uma fonte de renda.
“Aqui em Manaus, realizo cursos há quatro anos e a maioria das pessoas que busca fazê-los são mães desempregadas, geralmente que acabaram de ter filhos. Elas querem ter um trabalho no qual não precisem sair de casa para poder cuidar dos filhos recém-nascidos”, explica Paula.
Com o Edital Feliciano Lana da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, ela viu a oportunidade de levar o curso para o interior, foi assim que surgiu o projeto “Mãos que Transformam a Amazônia”. O projeto foi contemplado na categoria de Artesanato-Interior no Edital Feliciano Lana da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
Durante o curso, as mulheres de Iranduba, aprenderão os fundamentos básicos da papelaria personalizada, principalmente voltados para eventos, e ao final, desenvolverão um protótipo de embalagem para produtos regionais da cadeia produtiva do munícipio.
A Lei Aldir Blanc foi um auxílio financeiro ao setor cultural regulamentada em 2020 pelo Presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa apoiou diversos profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus.
O curso ocorrerá na sede da AAMI (Associação de Amparo as Mulheres de Iranduba), a AAMI existe há 20 anos e tem como principal fundamento a geração de renda para suas associadas através da produção de artesanatos e cursos de capacitação, emponderando-as e tornando-as capazes de tomar decisões dentro de suas famílias.
A presidente da AAMI, Alzira Barros disse que o curso será importante no momento atual de pandemia. “Vivemos um momento delicado, muitas mulheres de Iranduba perderam seus empregos e essa será uma oportunidade de elas aprenderem uma nova profissão e gerar mais renda pra suas famílias, destacou Alzira.

O Secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marco Apolo Diniz ressaltou a importância das atividades culturais e de empreendedorismo no interior:
“Os editais promovidos pelo governo do Amazonas, por meio da Lei Aldir Blanc, são de extrema importância para o interior, pois deram oportunidade para os trabalhadores da cultura de todos os municípios apresentarem seus projetos, muitos submeteram suas propostas pela primeira vez a um edital, foram contemplados e isso é muito significativo, pois eles se sentem mais preparados para participar de outros processos”, informou Marco Polo.
O “Mãos que Transformam a Amazônia”, será realizado nos dias 13 a 16 de maio de 2021, com 30 vagas gratuitas na sede da AAMI-Iranduba, na Rua Anamã, S/N, bairro Novo Amanhecer, Iranduba-AM. As interessadas devem enviar mensagem para Ângela Barros (AAMI-Iranduba) no WhatsApp (92)99521-3940.


