
Após muito disse me disse e versões, ficou esclarecido o encerramento da sessão da CPI da Covid no Senado na tarde desta quarta-feira (19): uma pauta no plenário do Congresso sem hora para acabar definiu a suspensão da oitiva com o ex-ministro Eduardo Pazuello.
A informação foi do próprio presidente da CPI, senador do Amazonas, Omar Aziz, que confirmou a versão de Pazuello – de que tinha acabado por falta de tempo e não por ele ter tido um mal-estar.
“Ele estava bem sim. Em plenas condições, a disposição. Mas achamos melhor voltar amanhã porque a sessão que em andamento no Senado não tem hora para acabar e decidimos retomar às 9h30 de amanhã”, confirmou Aziz”.
Até a declaração de Aziz, o motivo para a suspensão da oitiva de Pazuello era de que ele havia passado mal e tinha sido atendido pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), num intervalo da sessão, na sala do cafezinho, por volta das 17h (Brasília).
“Foi síndome vasovagau, quando o sangue cai do cérebro para o corpo e a pessoa perde a consciência. Ele estava muito pálido. Quando sai encontrei ele na sala do cafezinho. Deitamos ele no sofá, o sangue refluiu para o cérebro e ele ficou mais corado. Ele está no normal. Pode ir para casa. Não fica nenhuma sequela. Acontece com quem fica muito em pé e emocionado”, diagnosticou o senador baiano, naquela ocasião.
Saiba mais
Entrevistado na saída do Congresso por uma repórter da rede CNN, Eduardo Pazuello afirmou que não passou mal e que saiu após um entendimento com o presidente da CPI e que o horário teria sido o motivo da suspensão da oitiva de hoje.
O que é síndrome vasovagal
O diagnóstico do senador-médico Otto Alencar para o mau súbito do ex-ministro Pazuello é quando a pessoas tem uma fraqueza, transpiração, palidez, calor, náuseas, tontura, borramento visual, dor de cabeça e ainda palpitações podem ser os primeiros sinais de uma síncope vasovagal.
A síndrome por definição é a perda transitória da consciência, o que também é conhecido como desmaio. Quando uma pessoa sofre, repetidamente, com esses desmaios, ela pode ser diagnosticada com a síndrome vasovagal. O que não chegou a acontecer com Pazuello.