Portal Você Online

Incentivos a independência financeira de mulheres será intensificado no AM

Na rede de serviços, serão incluídas orientações para as mulheres sobre formas de ampliar oportunidades de trabalho.

Com foco na prevenção da violência doméstica e incentivo para a independência financeira, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), adota uma nova política para mulheres, com a articulação de cursos profissionalizantes e inserção de mulheres no mercado de trabalho.

Segundo a titular da pasta, Caroline Braz, com o empoderamento financeiro, as mulheres estarão livres de relações de dependência e terão mais chances de crescimento profissional. Ela explica que, atualmente, o órgão oferece, em suas unidades, atendimento social, psicológico, jurídico, rodas de conversas sobre violência doméstica, familiar e abordagens informativas sobre a rede de serviços, mas, a partir de agora, serão incluídas orientações para as mulheres sobre formas de ampliar oportunidades de trabalho.

“Trabalhamos com ações que promovem o resgate da autoestima de mulheres violentadas, no entanto, nossa proposta é atuar com uma política de prevenção, para que possamos evitar novos casos de violência e o primeiro passo é a conquista da independência financeira”, comenta Caroline Braz.

Atendimento – Uma rede de atendimento e proteção administrada pelo Governo do Amazonas, por meio da Sejusc, oferece postos de atendimento, acolhimento e disque-denúncias. A porta de entrada para o atendimento realizado pelo órgão é o Serviço de Apoio Emergencial a Mulher (Sapem), que oferece orientação social, acompanhamento psicológico, jurídico e condução da vítima para exames no Instituto Médico Legal, além da busca de pertences e acolhimento provisório.

Já o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) é a porta de saída de serviços e oferece atendimento social, psicológico, com encaminhamento para benefícios sociais. O Cream articula com os outros programas, como o Núcleo de Atendimento à Mulher, da Defensoria Pública de Estado, com o Juizado de combate à violência contra a Mulher e Núcleo do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Unidades – O Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) está localizado na avenida Mário Ypiranga, atrás da Delegacia da Mulher, no Parque 10; o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), na avenida Presidente Kennedy, bairro Educandos; além disso, as vítimas podem realizar denúncias em qualquer Distrito Integrado de Polícia (DIP), na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), na avenida Mario Ypiranga, no Parque 10, e na Delegacia na Mulher anexo ao 13º DIP.

A Sejusc destaca também que as denúncias de violência doméstica podem ser realizadas pelo disque 190 e pelos números 180 e 181.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *