Portal Você Online

Amazonas intensifica rastreamento e monitoramento de casos de Covid

O governo do do Amazonas pretende nos próximos dias, capacitar os agentes comunitários de saúde (ACS), para a identificação e manejo de casos suspeitos de Síndrome Gripal e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), foi deliberado durante a reunião virtual.

Profissionais dos 62 municípios amazonenses irão recber o curso que tem a finalidade de intensificar o rastreamento do novo coronavírus (Covid-19), aumentantando a a cobertura na vigilância, com ampliação da testagem e monitoramento dos casos confirmados.

“A capacitação é para estabelecer e implementar protocolos e fluxos de manejos de casos, de forma ordenada com os demais pontos de atenção, em especial a rede de urgência. Serão realizadas oficinas virtuais com os temas específicos para o manejo de casos leves e moderados, à medida que os protocolos e afins forem atualizados”, explicou a diretora do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe) da SES-AM, Viviana Almeida.

O secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo, destaca que, junto com as medidas não farmacológicas e a vacinação, a ampliação da testagem é uma estratégia de prevenção com o objetivo de identificar a positividade, isolar quem está contaminado e buscar os contatantes para quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

De acordo com a diretora do Dabe, nas áreas dos municípios onde não houver cobertura da atenção básica a proposta é ampliar o telemonitoramento, para rastreio e acompanhamento de contatos próximos de pessoas infectadas ou com quadros suspeitos. Viviana destaca que esse telemonitoramento pode ser feito via ligações telefônicas de rotina ou por aplicativos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *