Portal Você Online

Manaus: Rio Negro atinge 29,97 metros e alcança maior cheia história

O anúncio foi feito pelo prefeito da capital, David Almeida, nesta manhã ao confirmar que cheia de 2021 se iguala a de 2012, a maior já registrada na história da cidade

Rio Negro: recorde histórico em 110 anos, desde o início da medição no porto, em 1902

O que já era esperado aconteceu neste domingo: o Rio Negro atingiu o nível de 29,97 metros acima do nível do mar e se igualou a marca de 2012, quando regitrou a maior enchente em Manaus, a capital do Amazonas.

O marco histórico levou o prefeito da cidade, David Almeida, até o porto neste domingo de manhã, onde anunciou oficialmente o que já era aguardado por todos.

Atualmente Manaus possui 15 bairros e 5 mil famílias atingidas pelo transbordamento do rio que banha a cidade. A previsão dos meteorologistas é de que a cheia do Rio Negro para este ano, chegue a 30,35m.

A Prefeitura construiu pontes nas áreas mais atingidas como os bairros do São Jorge, Glória, São Raimundo e no Centro, onde os ônibus foram desviados do terminal urbano da Matriz, a principal estação de transferência de passageiros da cidade.

A principal avenida da região central, a Eduardo Ribeiro, foi interditada parcialmente nas proximidades do Relógio Municipal e do Obelisco, dois monumentos históricos da capital. Passarelas foram instaladas para a circulação de pedestres e permitir acesso as lojas das ruas, que permanecem abertas e funcionando.

Equipes da Defesa Civil e da Casa Militar do município tem jogado cal e produtos químicos para evitar o mau cheiro da água estagnada nas ruas alagadas.

Atração turística

“A enchente se tornou uma atração turística e a Prefeitura preparou os espaços públicos para receber a população para contemplar a maior enchente da história”, disse David Almeida.

  • Cota atual: 29,97m
  • Cota de inundação: 27,50m
  • Cota de inundação severa: 29m
  • Cota prevista em 2021: 30,35m
  • Maior cheia 2012: 29,97m

Mais informações em instantes

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *