Portal Você Online

Saiba quem foram os ministros responsáveis pelo julgamento de Lula no caso tríplex

Em decisão unânime, 5ª Turma do STJ mantém condenação de Lula e reduz pena para 8 anos e 10 meses. De todos os quatros quatros ministros que votaram, apenas um não foi indicado durante gestão petista ao cargo.

A  Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (23) manter a condenação, mas reduzir a pena imposta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex no Guarujá.

Saiba quem foram os ministros responsáveis pelo julgamento de Lula

Felix Fischer

 Felix é um magistrado e jurista naturalizado brasileiro, de origem alemã. É ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 1996, nomeado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso após indicação por seus pares no Ministério Público e seleção em lista tríplice pelos ministros do STJ.  Foi presidente dessa corte no período de 2012 a 2014.  É o relator da Operação Lava Jato no STJ desde dezembro de 2015. Nomeação por: Fernando Henrique Cardoso

Jorge Mussi

Jorge Mussi  é um magistrado brasileiro, atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Graduou-se em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1976.

Em 1994, através do quinto constitucional, ingressou na magistratura como desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, onde atuou nas áreas cível e criminal. Presidiu o tribunal de fevereiro de 2004 a fevereiro de 2006, chegando a substituir o governador no cargo de chefe do Estado.

Em dezembro de 2007, foi nomeado pelo Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de ministro do STJ. Foi o quarto catarinense empossado na Corte, após os ministros Paulo Gallotti, Hélio Mosimann e Teori Zavascki.

Reynaldo Soares da Fonseca

Fonseca graduou-se bacharel em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1985, e na mesma universidade cursou especialização em direito constitucional.

Em 2015, foi nomeado para o cargo de ministro do STJ, em vaga destinada a membro de Tribunal Regional Federal. A indicação foi aprovada pelo Senado Federal com 56 votos favoráveis e 3 contrários.Tomou posse no dia 26 de maio.

Em 2017, foi um dos cotados para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Foi nomeação pela ex -presidente, Dilma Rousseff.

Marcelo Navarro Ribeiro Dantas

Marcelo Navarro formou-se em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1985. Em 2003, tornou-se desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) através do quinto constitucional, em vaga destinada a membro do Ministério Público.

Em 2015, foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça, a partir de lista tríplice elaborada pelos membros da própria corte. Sabatinado pelo Senado Federal, foi aprovado com 65 votos favoráveis, 2 contrários e uma abstenção ,e tomou posse no dia 30 de setembro.[

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *