
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realiza o monitoramento sobre Covid-19 em navio estrangeiro de carga que está atracado em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Além dos 20 tripulantes estrangeiros do navio, também estavam na embarcação dois práticos brasileiros – profissional habilitado por processo seletivo elaborado pela Marinha – que embarcaram em Macapá (AP).
Todos foram testados e um prático da embarcação apresentou resultado positivo para o novo coronavírus e segue em quarentena em Itacoatiara.
O navio de carga veio de Porto de Espanha, em Manzanillo, no Panamá, quando saiu no dia (18). O itinerário da embarcação incluiu parada em Macapá, no Amapá, no dia (25), chegando a Itacoatiara, na quinta-feira (27).
A tripulação inclui o comandante, da Lituânia, quatro filipinos, 15 ucranianos e dois práticos brasileiros. “Em Itacoatiara, no dia (27), um dos dois práticos da embarcação, um homem de 50 anos, informou ao comandante que apresentou sintomas gripais (sensação de febre, tosse e dor na garganta)”, ressaltou a chefe do CIEVS/FVS-AM, Liane Souza.
Ele está sob os cuidados da Semsa/Itacoatiara, que foi orientada pelo CIEVS para manter o monitoramento diário e acompanhamento médico do paciente.
Monitoramento – Técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM), ambos coordenados pela FVS-AM; e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram até o município realizar monitoramento do caso na quinta-feira (27).
“Foram realizadas testagens de detecção do novo coronavírus com exames RT-PCR e o monitoramento junto à Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do município”, detalhou o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes.
Autorização – O navio partiu de Itacoatiara nesta segunda-feira (31) autorizado pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária.
Planejamento – Nesta quarta-feira (02), a FVS-AM vai se reunir com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus) para alinhar os últimos detalhes para a implantação da testagem para Covid-19 em 10% dos passageiros oriundos de embarcações, na área portuária de Manaus.
Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, zona norte de Manaus.