
O governador, Wilson Lima, disse na manhã deste sábado (5), em entrevista à Rádio Difusora, que o estado receberá, nos próximos dias, pacientes com Covid-19 do Mato Grosso do Sul, região que tem registrado atualmente um aumento de diagnósticos da doença. A decisão se dá em virtude da estabilidade da situação da Covid-19 no Amazonas.
“Estamos conversando com os orgãos de controle para que haja concordância [para receber pacientes do MS]. Vamos mostrar que temos condições de fazer isso e será até uma forma de retribuir tudo aquilo que outros estados fizeram pelo Amazonas”, afirmou o governador, referindo-se à operação realizada durante a segunda onda de Covid-19, quando pacientes do Amazonas foram tratados em outros estados da Federação.
Mesmo com o Amazonas passando por um cenário de estabilidade, Wilson Lima disse que não se deve descartar a possibilidade de uma terceira onda de Covid-19 no estado. “Os números estão a nosso favor, mas não superamos a pandemia, não podemos relaxar”, alertou. “O vírus é muito imprevisível.
Foi o que aconteceu na segunda onda, com o surgimento da variante P.1, com a qual não contávamos. Tem agora a questão da variante da Índia, temos situações de agravamento e de internações no Mato Grosso do Sul, em outras regiões do Sul e do Sudeste, onde neste momento começa o inverno, então aumentam os problemas com síndromes respiratórias”.