Cerca de homens da Força Nacional de Segurança chega até a próxima quinta-feira (10) pela manhã a Manaus com uma tropa de 100 homens da Polícia Militar e da Polícia Civil. A informação é do comandante Antônio Aginaldo de Oliveira.
Segundo o comandante, pela primeira a Força Nacional de Segurança vai eniar homens da Polícia Civil para ajudar os colegas amazonenses da polícia judiciária nas investigações para um trabalho de inteligência que possa identificar as origens dos ataques programados em Manaus.
A portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, autorizando o emprego da FNSP, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (8).
De acordo com a portaria, a Força Nacional atuará em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por 30 dias, a contar de hoje, data de publicação do documento. As ações serão em caráter episódico e planejado.
Os homens da Força Nacional serão deslocados para o Amazonas para apoiar o governo do estado, que já tem hoje o apoio da Polícia Rodoviária Federal no Amazonas e de Roraima, nas ações de combate ao crime organizado em Manaus e municípios do interior.
O documento diz ainda que a operação terá o apoio logístico do governo amazonense, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. “O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional”.
Saiba mais
Ontem à noite, o governador comemorou a chegada da tropa no estado. “Acabei de receber a confirmação do ministro da Justiça de que irá atender o nosso pedido de envio de homens da Força Nacional e estrutura, para auxiliar nossas forças de segurança no combate aos crimes que têm acontecido no estado, desde o último domingo”, disse na sua rede social.
Ele agradeceu o apoio do governo federal no reforço ao trabalho das polícias do Amazonas. “Eu quero agradecer ao ministro Anderson Torres pela sensibilidade e também ao presidente Bolsonaro”.