Das 4.934 pessoas dos grupos prioritários agendadas para receber a vacina contra a Covid-19, nessa quarta-feira (16), em Cuiabá, somente 1.492 compareceram nos polos. Outras 3.442 faltaram, o que resultou em uma abstenção de quase 70%. Os dados são das equipes que coordenam a vacinação na capital de Mato Grosso
Até agora, a capital vacinou 185.471 mil pessoas com a primeira dose e 63.320 mil com a segunda dose. De acordo com o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, entre as causas para o não comparecimento nos polos está a falta de documentação necessária e a escolha dos pacientes por um imunizante.
O coordenador disse ainda que esse tipo de atitude atrasa a campanha de imunização. As abstenções também é um dos motivos que coloca o estado entre os que menos vacinaram no país.
Mato Grosso é o quinto estado que menos aplicou a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Até agora 298.571 pessoas receberam a 2ª dose, o que equivale a 8,47% da população do estado.
Em relação a primeira dose, o estado aparece em 7° entre os que menos aplicou. Conforme o levantamento, 750.502 foram vacinadas, o que corresponde a 21,28% da população.
Importância da vacinação
A maioria das vacinas contra a Covid-19 testadas e já aprovadas necessitam de duas doses para conferir uma taxa de proteção aceitável. O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou a importância da segunda dose de se vacinar contra a Covid-19, que é a forma mais eficaz de combater a pandemia.
Segundo o Gilberto, a segunda dose deve ser aplicada, mesmo que com atraso, para que a eficácia do imunizante seja garantida. “Isso não quer dizer que a primeira dose perde a eficiência, mas é claro que é necessário concluir o cronograma com a segunda dose tão logo seja disponibilizada”, disse.
O alerta geral de cientistas do mundo inteiro, é: precisamos acelerar a aplicação das vacinas e aumentar a quantidade de doses disponíveis.
Cadastro
Para se cadastrar, é necessário entrar no site e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual. Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina.
No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado.
Estão sendo vacinados atualmente pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, gestantes e puérperas com e sem comorbidades a partir de 18 anos, pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos, jornalistas, trabalhadores da Educação, trabalhadores de Saúde, pessoas a partir de 53 anos.
Em Cuiabá, há seis polos de vacinação, Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.
Fonte: G1 Mato Grosso