
A circulação dos ônibus urbanos no Terminal Central da Matriz, no Centro, foi liberado pela Prefeitura de Manaus. O local estava desativado pela enchente, que impedia a circulação dos coletivos. Após a baixa do nível do Rio Negro, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) recuperou as condições de tráfego das ruas próximas afetadas pela inundação com o recapeamento das vias com uma operação tapa-buracos na área.
O terminal estava interditado desde o dia 1° de junho, quando os ônibus não conseguiam circular pelas ruas próximas como a Marquês de Santa Cruz e Avenida Floriano Peixoto.
“Foi uma determinação do prefeito David Almeida, que o monitoramento da área central fosse diário. E agora com a descida das águas, a equipe da Seminf vistoriou o local e verificou que a via poderia ser liberada devido a descida das águas. A prefeitura fez o recapeamento da via e decidimos liberar para o tráfego dos ônibus”, disse o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins.
Com a liberação, cerca de 80 linhas de 488 ônibus voltam a transitar pelo terminal central. Os veículos vão acessar a Rua Marquês de Santa Cruz, depois Floriano Peixoto e seguem pela Avenida Getúlio Vargas ou 7 de setembro.
Ainda de acordo com Paulo Henrique, a Marquês de Santa Cruz e Floriano Peixoto, vão começar a receber novo asfalto para ter o reforço na malha viária.
“O prefeito determinou que as duas vias sejam recapeadas totalmente. Vamos dar o apoio necessário para que sejam revitalizadas e com isso possamos ter um trânsito melhor e com segurança”, informou.
Interdição
O IMMU informa aos motoristas que a Avenida 7 de Setembro continua com o sentido de trânsito invertido para os carros pequenos até quarta-feira (14).
Os pontos de ônibus temporários que foram montados pelo órgão de trânsito ao lado da Catedral Metropolitana de Manaus e na Praça Heliodoro Balbi foram desativados e os usuários orientados pelos fiscais de transportes a acessaram o Terminal da Matriz.
Cerca de 60 agentes de trânsito e fiscais de transportes darão apoio até que toda a mudança seja realizada pelo IMMU e as vias da área central estejam em condições normais de tráfego.


