
O Governo do Amazonas já finalizou a entrega do Auxílio Estadual Enchente em 32 municípios e segue com os trabalhos para a distribuição do benefício em outras 22 cidades, totalizando 54 localidades atendidas pela ação.
“A Defesa Civil do Amazonas, juntamente com a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), demais secretarias e prefeituras dos municípios atingidos, estão realizando uma verdadeira operação de guerra, tendo em vista as barreiras naturais que temos enfrentado devido às distâncias de algumas comunidades ribeirinhas”, conta a agente de Defesa Civil, sargento Jota Andrade.

Coari – A cidade de Coari foi o último município a encerrar a entrega de cartões, até esta quarta-feira (21). Com o objetivo de coordenar a Operação Auxílio Enchente Estadual 2021 e treinar a equipe a cadastrar beneficiários de áreas afetadas, agentes da Defesa Civil Estadual executaram atividades ao longo de 17 dias na localidade.
Foram organizadas nove frentes de trabalho na zona urbana e em 26 áreas da zona rural. O município está localizado no rio Solimões entre o lago de Mamiá e o lago de Coari.
A Operação, que é realizada de forma conjunta, efetuou o cadastro e entrega do benefício para 1.900 famílias. Por conta da inundação de 2021, a população foi afetada em três eixos: alagação de residências; destruição de plantios de cultura alimentar de subsistência, como mandiocais, bananais, milharais, leguminosas e diversos espécies frutíferas; e substancial diminuição da produção pesqueira.

Operação Enchente – Desde fevereiro, o Governo do Estado está executando uma série de ações para minimizar os impactos das famílias vítimas da cheia. Por meio da Operação Enchente 2021, o Estado já levou ajuda humanitária, água potável e ações nas áreas social, saúde e de fomento, como anistia de dívidas e operações de crédito, aos municípios em Situação de Emergência decretada em razão da cheia.