Portal Você Online

Mais seis municípios decretam emergência pela cheia dos rios

Com isso, subiu para 18 número de cidades com esse quadro.

Mais seis municípios do Amazonas decretaram situação de emergência por conta da cheia, segundo informação da Defesa Civil neste sábado (4). Com isso, subiu para 18 o número de cidades com esse status. Juntaram-se ao grupo de emergência Tapauá, no Rio Purus; Borba, no Madeira; Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga, na Calha do Alto Solimões; estes por inundação; e Manacapuru, no Baixo Solimões, por alagação.

As cidades afetadas têm recebido ajuda humanitária. Nesta semana, mais de 11 mil pessoas em Nova Olinda do Norte, a 135 quilômetros de Manaus, receberam kits e seis filtros para purificação de água nas comunidades afetadas pela cheia do rio Madeira.

A entrega dos kits, a 2.845 famílias, foi feita pelo governador em exercício e secretário chefe da Casa Civil, Carlos Almeida, na sede municipal e na comunidade Laguinho do Bom Jesus.

As famílias receberam 2.418 cestas básicas, 5.691 kits higiene, 1.423 kits com redes, lençóis e mosqueteiros, 1.423 kits limpeza, 142 colchões, 142 jogos de cama, 142 travesseiros e seis purificadores SALTA-Z (Solução de Abastecimento de Água por Zeólita), tecnologia desenvolvida por servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com custo 25% mais barato que equipamentos similares.

O secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, tenente-coronel Francisco Máximo, disse que o atendimento aos 12 municípios já em situação de emergência – anunciada antes das seis cidades que entraram no grupo neste sábado – será concluído até a segunda quinzena desse mês.

Por: G1 AM

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *