Estado já recebeu mais de 140 mil doses de imunizantes de diversos fabricantes na primeira semana de agosto

Mais 84.650 doses de vacinas da AstraZeneca/FioCruz, Pfizer/BioNtech e Janssen/Johnson & Johnson contra a Covid-19 chegaram, na manhã deste sábado (7), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes de Manaus. Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).
As vacinas serão distribuídas para os municípios pelo governo do Amazonas dando continuidade à campanha de vacinação, que já imunizou mais de 2 milhões de amazonenses com a primeira dose.
O carregamento chegou em voo da Latam com 52.650 doses da vacina Pfizer e 1.300 doses do imunizante Janssen. A terceira e última remessa do dia desembarcou em Manaus por volta das 11h45, com mais 30.700 doses da AstraZeneca.
Os imunizantes foram escoltados por agentes da Polícia Federal. As doses da vacina Pfizer foram transportadas para armazenamento na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), local que oferece acondicionamento da vacina em freezer científico, com temperaturas a -86ºC.
Já as doses de Janssen e AstraZeneca foram levadas até à sede da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Pinto Costa (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas. O público-alvo a receber as vacinas será definido conforme as diretrizes do MS, e conforme as etapas de vacinação concluídas no Amazonas.
Mais vacinas – Com a chegada das novas remessas, somente nesta semana, o Amazonas recebeu um total de 146.140 doses de vacinas contra a Covid-19. Na quarta-feira (4) foram entregues 18.200 doses de CoronaVac/Butantan.
Na quinta-feira (5), outras 43.290 doses de Pfizer chegaram ao Amazonas. Na quarta-feira (4), o governo estadual recebeu outro carregamento com 18.200 vacinas do tipo CoronaVac/Butantan.


