Portal Você Online

Amazonas recebe mais 64 mil doses de vacinas contra Covid-19

Mais 64.090 doses de vacina contra a Covid-19 da CoronaVac/Butantan e Pfizer/BioNtech, chegaram nesta sexta-feira (13) no Aeroporto Inernacional Eduardo Gomes de Manaus, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). Os imunizantes chegaram em dois voos da Latan, um de manhã e outro à tarde.

As vacinas – 39.520 doses de Coronavac/Butantan – foram levadas com escolta da Polícia Federal para a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Já 24.570 doses da Pfizer/BioNtech foram levadas para a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), local que oferece acondicionamento da vacina em freezer científico, com temperaturas a -86ºC.

De acordo com a FVS-RCP, o público-alvo a receber as vacinas será definido conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, e de acordo com as etapas de vacinação concluídas no Amazonas.

Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 2.762.820 doses foram aplicadas em todo o estado até esta sexta-feira (13), sendo 2.003.084 de primeira dose, 719.671 da segunda dose e 40.065 com dose única.

Adolescentes – O município de Iranduba iniciou, também nesta sexta-feira (13), a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades.

A imunização desse público-alvo foi anunciada pelo governador Wilson Lima, na segunda-feira (9), quando comunicou a intensificação da vacinação dos profissionais da educação e o início da vacinação dos jovens de 12 a 17 anos sem doenças pré-existentes na capital e em outros 11 municípios.

A partir de segunda-feira (16), a FVS-RCP iniciará a distribuição das doses para atender a vacinação de adolescentes com comorbidades de todos os municípios do interior.

Os municípios de Parintins, Benjamin Constant, Itapiranga, São Gabriel da Cachoeira, Santo Antônio do Içá, Jutaí, Iranduba, Tefé, Barreirinha, Silves e Japurá receberão, ainda, lotes para a vacinação de adolescentes sem comorbidades, por terem alcançado 80% da meta de vacinação da população adulta.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *