A estimativa de geração de novos postos de trabalho é de 1.287 vagas – 1.021 de mão de obra direta e 266 de mão de obra indireta.

Um volume de R $ 1,8 bilhão em investimentos realizados para os próximos três anos foi o aporte total aprovado na 291ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam). A estimativa de geração de novos postos de trabalho é de 1.287 vagas, sendo 1.021 de mão de obra direta e 266 de mão de obra indireta, além de outros 547 postos que serão remanejados pelas indústrias durante os próximos três anos.
“É um volume expressivo de novos investimentos que demonstram uma confiança dos investidores no estado do Amazonas”, afirmou o governador Wilson Lima.
Na pauta da Reunião foram iniciados pelo Codam o total de 32 projetos, sendo 13 de Implantação, 13 de Diversificação e 6 de atualização. Os investimentos apontam a segmentos diversificados da indústria, dentre eles estão: eletroeletrônicos e de informática; eletrodomésticos; comunicação; ferragens; açougues; plásticos e laminados.
A 291ª Reunião do Codam aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), em formato híbrido: presencial para os conselheiros e imprensa na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizada na Avenida Joaquim Nabuco, centro; e, também, em modo virtual para o público em geral com transmissão pelo canal da Sedecti Amazonas no YouTube.
Investimentos – Nesta edição do Codam, três projetos dissipados os maiores investimentos para o Amazonas. Dentre elas estão: a Samsung com dois projetos de atualização com o total de R $ 1.080.912.922,08, com projeção para a criação de 225 novos postos de trabalho, além de outras 310 vagas que serão remanejadas.
A Foxconn com o aporte de R$ 228.930.299,17, com um projeto de Implantação e estimativa de geração de 241 novos postos de trabalho diretos e de 89 vagas indiretas. E o terceiro maior projeto foi a Flextronics, que apresentador investimento de R $ 104.590.564,62, para o projeto de Diversificação com estimativa de criação de 101 novas vagas de mão de obra direta e de 11 vagas indiretas.
Interior– Para o interior do Amazonas, o município contemplado com investimentos nesta edição do Codam foi Iranduba, na Região Metropolitana. O projeto aprovado foi o de Implantação da empresa Falcão Indústria de Alimentos Ltda, que irá produzir “partes e miudezas comestíveis e subprodutos de bovinos oriundos da indústria frigorífica”.
O investimento da empresa para aquele município é da ordem de R $ 20 milhões, estimado para os próximos três anos. A projeção é de geração de 46 novos postos de trabalho diretos e de 14 indiretos. Na avaliação do secretário titular da Sedecti, Jório Veiga, os projetos de Implantação para o interior demonstram que os esforços do Governo do Amazonas para a interiorização dos investimentos, apresenta bons resultados.
“Temos um projeto para o setor alimentício de Iranduba e é sempre bom quando a gente tem uma cidade para Manaus que privilegia o agronegócio. Vemos que a piscicultura também começa a se desenvolver e em função disso. Com esses investimentos, a gente atende mais pessoas no interior. Esses projetos são bons para o crescimento do Estado ”, ressaltou Veiga.
Codam – O Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) é um órgão colegiado vinculado ao gabinete do governador do Estado, por força da Lei nº 2.032 de 2 de maio de 1991, regulamentado pelo Decreto nº14.168 de 8 de agosto de 1991 , tendo o governador como presidente e secretário titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) como vice-presidente.
O Conselho tem por objetivo avaliar os projetos de empreendimento privados que são avaliados para análise e aprová-los, quando estes cumprirem com todas as formalidades e colaborarem para o desenvolvimento do Estado do Amazonas. O calendário anual de reuniões do Conselho está disponível na página da Sedecti ( www.sedecti.am.gov.br) na aba “Codam”. As próximas reuniões do Conselho acontecem em outubro e dezembro de 2021.