
O governo do Amazonas declretou ponto facultativo nas repartições públicas, autarquias e fundações do estado, na segunda-feira (6), véspera do feriado nacional de 7 de Setembro, Dia da Independência. O decreto não altera os procedimentos já agendados pelo Sistema Estadual de Saúde.
Oo funcionalismo estadual só retorna ao trabalho na próxima quarta-feira (8).
Segurança
Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), na segunda (6) e terça-feira (7), somente as Centrais de Flagrantes (1° DIP, 6° DIP, 14° DIP, 19° DIP, Deaai, Depca e DECCM – Plantão de Vulneráveis-PLV), irão funcionar em regime de plantão 24h. Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normais na quarta-feira (8), das 8h às 17h.
Já o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) não irá funcionar para atendimento ao público na segunda-feira (6), retornando na quarta-feira (9).
O trabalho de fiscalização, no entanto, irá continuar durante todo o período, incluindo a programada para a saída das rodovias estaduais (AM-010 e AM-070), no sábado (4), e de retorno do feriado, na terça-feira (7).
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por sua vez, irá coordenar a Central Integrada de Fiscalização (CIF). As operações, que neste período se estendem até a noite da próxima segunda-feira, tem como objetivo vistoriar e orientar estabelecimentos comerciais quanto às determinações do decreto governamental.
Locais promovendo aglomerações ou estabelecimentos comerciais que não estejam cumprindo as medidas sanitárias podem ser denunciados através do 190, do 181, o disque-denúncia da SSP-AM.
De acordo com a Secretaria de Estado, de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), os agendamentos por telefone realizados nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), nesta sexta-feira, serão marcados para quarta-feira (8).
Somente o Serviço Emergencial de Apoio à Mulher (Sapem) Centro-Sul funcionará no dia 6. Os demais atendimentos realizados pela Sejusc retornam no dia 8.
Espaços culturais
Na segunda-feira, os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa não abrem para visitação. Na terça-feira, funcionarão para visitação, das 9h às 13h, somente o Teatro Amazonas e os centros culturais Palácio da Justiça e Rio Negro, no Centro Histórico de Manaus.
No Teatro Amazonas haverá também a apresentação do espetáculo “Bolero”, do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), às 20h.
O acesso à visitação e ao espetáculo acontece mediante agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). Também é necessário apresentar a carteira de vacinação contra covid-19.

Manaus – Já o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou no começo desta semana, que não irá decretar ponto facultativo na segunda-feira (6) de setembro. Somente no feriado nacional da Independência do Brasil, dia 7 de Setembro, o funcionamento das áreas não-essenciais da prefeitura estará suspenso.
“Quando você fecha os órgãos públicos com ponto facultativo, você deixa de dar alimentação para 240 mil crianças que dependem dessa merenda escolar, além dos atendimentos que ficam comprometidos nas unidades de saúde e nos diversos pontos”, ressaltou David Almeida.