“Operação Tamoiotatá” do governo estadual está nos municípios de Lábrea, Humaitá, Apuí e Boca do Acre, desde 17 de agosto e recebe reforço federal

Vinte e oito agentes da Força Nacional desembarcaram em Humaitá, (600 km de Manaus), na segunda-feira (6), a pedido do governador do Amazonas, Wilson Lima, para auxiliar os Bombeiros, PMs, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate a queimadas.
A Força Nacional chega ao estado como parte da operação do governo federal ‘Guardiões do Bioma’, e vai atuar de maneira integrada com o efetivo da ‘Operação Tamoiotatá’, do governo amazonense.
Além de receber a tropa que vai auxiliar os agentes de segurança estaduais nos combates às queimadas no sul do Amazonas, o secretário de Segurança Pública, Carlos Alberto Mansur, alinhou ações de segurança, no município.

Tamoiotatá – Coordenada pela SSP-AM e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a “Operação Tamoiotatá” teve início em abril deste ano. Para a segunda fase, que iniciou na segunda quinzena de agosto, o Amazonas investiu mais de R$ 615 mil em equipamentos.
Além do investimento em equipamentos, o secretário de Segurança Pública, general Mansur, determinou o aumento no número de agentes estaduais na operação.
Atualmente, eles estão em três bases nos municípios no Sul do Amazonas, região considerada vulneravel para os crimes ambientais relacionados à grilagem, uso irregular de terras, extração ilegal de madeira e garimpo.
Desmatamento
No Amazonas, municípios como Lábrea e a Apuí, na fronteira com os estados de Rondônia e Mato Grosso estão na lista dos que mais desmatam e queimam a floresta. A área tem forte presença da pecuária.