Portal Você Online

Com ajuda de Temer, Bolsonaro emite ‘Declaração’ e nega intenção de agredir poderes

Bovespa tem forte alta após Bolsonaro divulgar ‘Declaração à Nação’

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou nesta quinta-feira (9), uma manifestação pública a respeito da crise institucional entre os poderes da República.

Em dez pontos elencados, Bolsonaro afirma que não teve “nenhuma intenção de agredir quaisquer dos poderes” e justifica que suas palavras “por vezes contundentes, decorreram do calor do momento”.

No entanto, reiterou críticas ao ministro Alexandre de Moraes, a quem responsabilizou pelas divergências entre os poderes. “Boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news”, escreve o presidente.

Na sequência, o presidente Jair Bolsonaro cita “as qualidades como jurista e professor”, de Moraes, mas diz que “medidas judiciais serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais”.

Temer orientou Bolsonaro a se manifestar – O presidente Jair Bolsonaro almoçou nesta quinta-feira (9) com o ex-presidente da República Michel Temer (MDB), em Brasília. O encontro foi motivado pela crise institucional entre os poderes, agravada pelos ataques de Bolsonaro nos discursos do 7 de Setembro.

Bolsonaro teria enviado um avião da frota presidencial para buscar o ex-presidente em São Paulo. A reunião durou cerca de quatro horas, no Palácio do Planalto. Temer e Bolsonaro conversaram sobre a crise institucional e os ataques do presidente ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Assessores que acompanharam a reunião afirmam que, na conversa, Temer aconselhou Bolsonaro a publicar um “manifesto de pacificação” para reaproximar os poderes.

Bovespa – O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, passou a opera em alta nesta quinta-feira (9), depois de o presidente Jair Bolsonaro divulgar uma ‘Declaração à Nação’ e afirmar que não teve ‘intenção de agredir’ poderes.

O Ibovespa subiu 1,72%, a 115.361 pontos. Na mínima do dia, o índice acumulava 112.435 pontos.

O dólar teve forte queda. A moeda norte-americana recuou 1,96%, vendida a R$ 5,2233. No dia anterior, o Ibovespa teve queda de 3,78%, a 113.413 pontos. Com o resultado de hoje, o Ibovespa passou a acumular recuo de 4,52% no mês e perda de 4,71% no ano.

7 de setembro – Em ato político na última terça-feira (7), em São Paulo, Bolsonaro afirmou que não mais cumpriria decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. “Dizer a vocês que, qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, este presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou, ele tem tempo ainda de pedir o seu boné e ir cuidar da sua vida. Ele, para nós, não existe mais”, declarou Bolsonaro a um público de apoiadores.

O presidente da República chegou a fazer uma ameaça ao presidente do STF, ministro Luiz Fux: “Ou o chefe desse poder enquadra o seu [Alexandre de Moraes] ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos”.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *