Portal Você Online

Covid: 14 milhões estão com 2º dose de vacina atrasada no país;256 mil em Manaus

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que mais de 14 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra Covid-19 em atraso de mais de 15 dias. A informação foi divulgada no segundo Boletim VigVac, produzido pela Fiocruz Bahia, com base em dados até 25 de outubro.

Só na capital amazonense, segundo o Sistema Municipal de Vacinação desta sexta-feira (5), 256.119 pessoas já passaram dos intervalos para a segunda dose dos imunizantes. Esse número equivale a 16% dos que tomaram a primeira dose.

“Temos as vacinas e a estrutura para receber o público. Nos ajudem a garantir a proteção de todos”, apelou o prefeito de Manaus, Davi Almeida, ressaltando que os shoppings agora também vão oferecer o imunizante.

Números

Os pesquisadores ressaltam que o número de pessoas com a dose em atraso de mais de 15 dias duplicou, entre 25 de setembro e 25 de outubro, saltando de cerca de 7 milhões para 14.097.777. Cerca de metade dos atrasados já deveria ter tomado a segunda dose há mais de 30 dias e 14% deles já perderam o prazo há mais de 90 dias.

A análise levou em conta apenas atrasos de mais de 15 dias por considerar o tempo de entrada das informações na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e por entender que um tempo curto de atraso pode ocorrer por motivos de dificuldade de agendamento e indisponibilidade das pessoas para se vacinarem. Além disso, os pesquisadores ponderam que o risco individual não é elevado em um intervalo relativamente curto de demora na conclusão do esquema vacinal.

O número de atrasos para a AstraZeneca é de 6.739.561; Coronavac, 4.800.920; e Pfizer, 2.557.296. Em Manaus, não é diferente – A vacina da AstraZeneca é a que possui mais faltosos. São 106.801 pessoas que deixaram passar os 84 dias entre as duas doses do imunizante. A vacina da Pfizer vem logo em seguida, seguida CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan também tem um número elevado de faltosos, mais 78.284 pessoas, que ultrapassaram os 28 dias.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *