
Um mês depois de empatarem sem gols em Barranquilla, Brasil e Colômbia se reencontram em São Paulo com mira firme na próxima Copa do Mundo. As seleções se enfrentam às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, em duelo válido pela 13ª rodada das Eliminatórias.
Os brasileiros estão praticamente classificados, mas os colombianos – apesar de três empates consecutivos sem gols nas Eliminatórias – têm boas chances de se garantirem em mais um Mundial.
Com 31 pontos, a seleção de Tite tem campanha invicta, com 10 vitórias em 11 partidas – o único empate foi com a Colômbia, no confronto no mês passado. A confirmação da vaga na Copa do Catar pode acontecer já nesta quinta, mesmo com apenas 12 jogos disputados, uma vez que Brasil x Argentina foi suspenso.
Uma vitória por qualquer placar já garante a Seleção na sua 22ª Copa, pois iria a 34 pontos e só poderia ser ultrapassada por Argentina (hoje com 25), Equador (17) e Uruguai (16). Os colombianos, mesmo que vencessem todos os cinco jogos restantes, só iriam a 31 pontos.
A Colômbia tem 16 pontos na tabela de classificação e está em quarto lugar, empatada com o Uruguai, que hoje disputaria a repescagem. Os “cafeteros” já foram a seis mundiais (1962, 1990, 1994, 1998, 2014 e 2018) e a melhor posição foi o quinto lugar no Brasil, em 2014.
Brasil: técnico Tite
O treinador da seleção brasileira faz quatro mexidas em relação ao time que venceu o Uruguai, em Manaus, na última rodada das Eliminatórias, por 4 a 1. Alisson volta ao gol no lugar de Ederson. Danilo substitui Emerson, além de Marquinhos e Casemiro que retornam ao time nas vagas de Lucas Veríssimo e Fabinho.
O destaque é a manutenção do esqueleto ofensivo que foi bem e criou muitas chances na capital amazonense. Lucas Paquetá joga pela esquerda, com Raphinha pela direita e Neymar e Gabriel Jesus fazem a dupla mais enfiada. Claro que com mais liberdade para o camisa 10.
Desfalques: dois jogadores foram cortados por lesão, o atacante Roberto Firmino e o zagueiro Lucas Veríssimo.
Pendurados: Thiago Silva, Marquinhos, Eder Militão, Casemiro, Fabinho, Gerson, Lucas Paquetá e Gabriel Jesus. Entre os não convocados, ainda há Richarlison, Bruno Guimarães e Gabriel Barbosa.