Portal Você Online

Primeira edição da exposição ‘Traços de Maués’ começa neste sábado

A exposição ‘Traços de Maués’ começa neste sábado (20), e segue até o próximo dia 24 em vários locais daquele município amazonense – Feira do Produtor, Igreja da Matriz e na Praça de Alimentação Homero de Miranda Leão.

As imagens da exposição é resultado do trabalho documental realizado pelo fotografo Homero Lacerda na área urbana e em comunidades ribeirinhas de Maués. A imersão buscou elementos tradicionais da região num verdadeiro registro histórico e visual de uma de uma das cidades mais expressivas do interior do Amazonas.

As fotografias contam histórias, ampliam perspectivas numa diversidade de emoções e profundidade artística. É possível que cidadãos da cidade possam reconhecer a si e aos seus antepassados através das imagens de Maués em 2021.

A exposição divide as fotografias de moradores locais em três etapas: Filhos da Cura, Filhos da Expressão e Filhos do Rio. Um município movido a praia, guaraná e memórias também é feito de pessoas com histórias intimamente conectadas com a terra, a cultura e os encantos trazidos pela floresta e água em abundância.

Personagens da vida real como curandeiros, parteiras e benzedeiras integram a vasta sabedoria tradicional que cada vez mais vem perdendo sua continuidade nos tempos atuais, ainda que seu servir continue sendo cada vez mais necessário em sociedade.

O profundo e genuíno compromisso com a fé também são registrados nas obras em exposição. Há presença da nova geração, com uma destacada e reconhecida transgênero da terra do guaraná que subiu junto com as demais rainhas do guaraná quando foi vitoriosa no concurso do qual participou.

O mestre de gamba Ismael Pinheiro Filho, líder da Irmandade do Divino Espírito Santo, cuja origem remonta aos tempos da Cabanagem, também é um dos grandes personagens das obras.

Integram a exposição fotografias feitas nas comunidades de Santo Antônio do Moraes e do Limão.

“O evento apresenta registros fotográficos e históricos de Maués, através dessas pessoas que movimentam cenário da arte, que compõem e atuam na cultura local e mantém viva as tradições do município”, explica o fotógrafo e videomaker, Homero Lacerda.

 Segundo ele, as fotos retratam a singularidade de Maués, um dos municípios de maior expressão no Amazonas e na Amazônia, mais conhecido como a “Terra do Guaraná”.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *