Portal Você Online

Lima inaugura 8º Ceti e abre mil vagas no ensino integral

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta segunda-feira (29), o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, no Conjunto Viver Melhor, no bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus – o oitavo entregue em sua gestão e que foi construído em tempo recorde numa área de invasão reintegrada pelo Estado. 

O novo Ceti segue os mesmos padrões dos outros já entregues, construídos com recursos do governo estadual e do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, foram investidos cerca de R$ 20 milhões na unidade.

A obra foi iniciada em maio de 2020 e durou um ano e seis meses. São 7,7 mil m² de construção em um espaço que conta com salas de aula, laboratórios, salas de recreação, piscina, campo de futebol, quadra de esportes, subestação, estacionamento, refeitório, auditório, pátio coberto, pórtico, guarita e estação de tratamento de esgoto.  

O Ceti foi construído na área de reintegração de posse da comunidade Monte Horebe, realizada pelo governo estadual em fevereiro de 2020. Parte do lote foi liberado e disponibilizado para a Secretaria de Educação (Seduc) e a Unidade Gestora do Padeam para abrigar a unidade escolar.

Arquitetura

O projeto do Ceti foi desenvolvido para atender a população local e tem capacidade para mil alunos. A construção levou em consideração os aspectos ambientais, geográficos e climáticos, a fim de propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos ambientes internos e externos com as práticas pedagógicas, culturais e sociais.

Oitavo Ceti

O Ceti Dariana Lopes é o oitavo entregue pelo governador no estado desde o início de sua gestão, em 2019 (veja a lista completa no fim da matéria).

Patrona

Dariana Correa Lopes foi professora das redes estadual e municipal de ensino, tendo atuado em escolas e coordenadorias, além de outras pastas da esfera municipal. Ela era titular da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 3 e, em abril de 2020, ela contraiu Covid-19 e, depois de passar longo período internada para tratar as consequências da doença, veio a óbito em abril deste ano.

O nome do Ceti é uma forma da Seduc homenagear a professora, que contribuiu para a educação do Amazonas e também a todos os servidores da educação que foram vítimas da doença.

‘Gol do Brasil’

Durante a inauguração, 40 professores receberam licenças S da CBF Academy, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). São profissionais da Seduc e da Prefeitura Municipal de Autazes, que atuarão no projeto “Gol do Brasil”, em duas escolas estaduais e no município de Autazes. A solenidade contou com a presença da atacante da Seleção Brasileira, Marta.

Em Manaus, o projeto terá a participação de 25 professores, no Ceti Dariana Correa Lopes. Outros sete profissionais da rede estadual vão atuar no Ceti Hélio Francisco Bessa, em Tefé. Autazes teve oito representantes.

Novos Centros de Educação de Tempo Integral (CETIs) inaugurados
Fonte: Secretaria de Estado de Educação e Desporto

2019
• Ceti Professor Aristélio Sabino de Oliveira, em Benjamin Constant
• Ceti Agostinho Ernesto de Almeida, em Lábrea
• Ceti Professora Rosária Marinho Paes, em Nova Olinda do Norte

2020
• Ceti Maria Eva dos Santos, em Presidente Figueiredo

2021
• Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no Careiro Castanho
• Ceti Professor Calixto Ribeiro, em São Paulo de Olivença
• Ceti Hélio Bessa, em Tefé
• Ceti Dariana Correa Lopes, em Manaus

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *