Portal Você Online

Desmond Tutu, líder contra o apartheid, morre aos 90 anos

Desmond Tutu morre aos 90 anos

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, ganhador do Nobel da Paz em 1984, faleceu aos 90 anos neste domingo (26). A informação foi confirmada pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

O religioso enfrentava um câncer de próstata desde o fim dos anos 90, com internações recorrentes para o tratamento da doença.

Ao comunicar a morte de Tutu, o presidente sul-africano  falou sobre a importância dele para a história do país. “A morte do arcebispo emérito Desmond Tutu é outro capítulo de luto no adeus de nossa nação a uma geração de sul-africanos excepcionais que nos deixou uma África do Sul liberta”, iniciou Ramaphosa.

Além do Prêmio Nobel da Paz pela oposição não violenta ao apartheid, Desmond Tutu acompanhou o fim do regime da África do Sul, presidindo a Comissão de Verdade e Reconciliação. 

“Desmond Tutu era um patriota sem igual; um líder de princípio e pragmatismo que deu significado à compreensão bíblica de que a fé sem obras está morta”, continuou o presidente.

Recentemente, Tutu também lutava por causas dos direitos humanos, como a ocupação do território palestino por Israel, direitos da população LGBTQIA+, mudanças climáticas e outros assuntos.

Com o falecimento, o arcebispo deixa a esposa, Nomalizo Leah, e os quatro filhos fruto do casamento. 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *