
Rafael Nadal confirmou que tentará seu 21º título do Grand Slam ao postar uma foto sua no Melbourne Park nas redes sociais e dissipando os temores de que possa perder o Aberto da Austrália este mês. Ele foi infectado pelo coronavírus durante um torneio de exibição em Abu Dhabi e disse que tomaria uma decisão sobre seus torneios futuros dependendo de sua “evolução”.
“Não diga a ninguém … aqui estou”, postou Nadal, que disputa com Novak Djokovic e Roger Federer o desempate para o recorde masculino de 20 títulos principais, em um post no Twitter que o mostra em pé na quadra da Rod Laver Arena.
Nadal, de 35 anos, jogou em Abu Dhabi depois de passar quatro meses afastado com um problema no pé. Ele foi eliminado em Roland Garros nas semifinais do Aberto da França e forçado a desistir de Wimbledon, das Olimpíadas de Tóquio e do Aberto dos Estados Unidos.
O teste positivo do Covid-19 lançou mais dúvidas sobre se o espanhol jogaria no Aberto da Austrália – torneio em que já venceu uma vez e vice-campeão em quatro oportunidades.
Espera-se que Nadal comece seus preparativos para o Grand Slam retornando à turnê pela primeira vez desde agosto no evento ATP 250 em Melbourne, na terça-feira.
Sua chegada será um alento para os organizadores do Aberto da Austrália, evento devastado pela ausência de Federer, Stan Wawrinka, Dominic Thiem, Serena Williams e Bianca Andreescu.
Enquanto Nadal encerrou as especulações em torno de sua participação, a mídia local noticiou que Venus Williams se juntou à irmã Serena para evitar o Grand Slam de quadra dura.
Venus, que já venceu sete vezes o campeonato, teria exigido um wild card no sorteio principal, mas optou por não viajar para Melbourne, de acordo com a News Corp.
Ainda não há certeza se o número um do mundo, o sérvio Novak Djokovic, participará do Aberto da Austrália, onde o jogador de 34 anos conquistou um recorde de nove títulos, incluindo os três últimos.
Saiba mais
A temporada de 2022 do tênis começa neste sábado, primeiro dia de janeiro. ATP e WTA divulgaram o calendário para início da próxima temporada com cinco torneios cada como opção de aprimoramento antes do Aberto da Austrália. Serão duas semanas de competições no país antes do primeiro Grand Slam do ano, a ser disputado entre 17 e 30 de janeiro.
A Copa ATP de equipes está programada para acontecer entre 1 e 9 de janeiro em Sydney. Mas a partir da próxima segunda-feira (3) é que ocorrem as competições que valem pontos no ranking mundial feminino e masculino.
A primeira semana oficial da temporada começa na segunda-feira, dia 3, e vai até o domingo. Nela estão programados os ATPs 250 de Adelaide e Melbourne, além de dois torneios WTA 250 em Melbourne, além de um WTA 500 em Adelaide.
A segunda semana da temporada, agendada entre 10 e 15 de janeiro, sediará os ATPs 250 de Sydney e Adelaide, o WTA 250 em Adelaide e o WTA 500 em Sydney.
Número 1 do mundo e maior vencedor do Australian Open, o sérvio Novak Djokovic vai buscar seu décimo título na competição para se isolar como o maior ganhador de Grand Slams. Ele soma 20, ao lado do espanhol Rafael Nadal e do suíço Roger Federer, que já anunciou sua ausência nesta edição.


