Portal Você Online

Manaus aguarda imunizantes para vacinar crianças contra Covid

A campanha de vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra o coronavírus está prevista para iniciar no próximo dia 17 de janeiro no Amazonas

A Prefeitura de Manaus informa que aguarda nota técnica e o envio de doses pelo Ministério da Saúde para programar a vacinação contra a Covid-19 das crianças de 5 a 11 anos na capital.

A inclusão desse público no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 foi anunciada, oficialmente, na tarde da última quarta-feira (5), pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Na ocasião, foi apresentada uma estimativa de entrega no Brasil do primeiro lote de vacinas pediátricas para a próxima quinta-feira (13). A distribuição aos estados, segundo o ministro, começará a ser feita no dia seguinte, se o cronograma for cumprido.

Amazonas

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid está prevista para iniciar no 17 de janeiro no Amazonas, dependendo do envio de doses. A data foi estimada pelo secretário de Saúde do estado, Anoar Samad.

O governador Wilson Lima anunciou que a imunização no estado será escalonada por grupos prioritários. A Secretaria de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) receberam nesta quinta-feira (6) o informe técnico do MS sobre esta etapa.

O imunizante a ser usado é o da Pfizer (Comirnaty – Pfizer/Wyeth), específica para crianças, com rótulo de cor laranja. A composição destinada para o público infantil teve segurança e eficácia atestadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas. Não há exigência de apresentar prescrição médica para a vacinação no estado, mas os pais ou responsáveis pela criança devem estar presentes manifestando concordância com a imunização.

O escalonamento para a vacinação contempla, inicialmente, crianças com deficiência permanente ou com comorbidades.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O cronograma segue com indígenas e quilombolas; crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de Covid-19.

Após esses públicos, a vacinação vai estar disponível para as crianças sem comorbidades na seguinte ordem: crianças entre 10 e 11 anos; entre 8 e 9 anos; 6 e 7 anos; e com 5 anos de idade.

As orientações do PNI/MS também destacam que a vacina contra Covid-19 deve ser administrada com intervalo de 15 dias da aplicação de outras vacinas do calendário infantil.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *