
A Latam realizou esta semana o primeiro voo internacional formado por tripulação brasileira com um Boeing 787-9, nova aeronave de longo alcance recebida em sua frota. A rota de estreia, como antecipado, foi entre São Paulo (Guarulhos) e Madri, na Espanha. O voo LA 8064 decolou do aeroporto paulista às 0h58 de quarta-feira (5) e pousou no Aeroporto de Barajas às 14h34, no horário local.
“Viajar no Boeing 787 com tripulação brasileira é mais uma grande entrega para o cliente da LATAM de todo o Brasil. Ao mesmo tempo, estamos construindo uma frota mais homogênea e moderna, o que nos torna cada vez mais eficientes e competitivos”, afirmou o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier.
O Boeing 787-9 de prefixo PS-LAA foi repassado pela Latam Chile em 2021 e estava realizando outros voos dentro do grupo, alguns deles nacionais em rotas como Guarulhos–Manaus e Guarulhos–Recife para familiarização dos tripulantes.
Agora, a Latam planeja colocar a aeronave de 300 lugares (30 assentos na Executiva, 57 na Premium Economy e 213 na Econômica) na rota São Paulo-Nova York a partir de 23 de fevereiro.
A Latam Brasil prevê operar quatro Boeing 787-9, todos eles originalmente entregues à divisão chilena, mas até o momento a empresa não revelou quando o segundo jato será repassado.
O Dreamliner foi incorporado na subsidiária brasileira meses após a saída de operação do Airbus A350-900, aeronave de maior porte que o Boeing, mas que acabou fora dos planos do grupo Latam após as mudanças realizadas com a recuperação judicial.


