Portal Você Online

Justiça do AM suspende audiências de custódia presenciais por medida de segurança

Violência está bem mais próxima', diz criminalista sobre execução em frente  ao Fórum Henoch Reis, em Manaus - Agência Cenarium

O Tribunal de Justiça do Amazonas resolveu suspender as audiências de custódia presenciais no Fórum Ministro Henoch Reis e continuar com esse procedimento somente por videoconferência. A medida foi tomada pelo presidente do TJAM, desembargador Domingos Chalub, e a corregedora-geral de Justiça, desembargadora, Nélia Caminha, após a execução de presos transportados para uma oitiva num carro da polícia, em frente ao fórum de Manaus, na semana passada.

A decisão da Justiça visa garantir a continuidade do serviço com mais segurança para os magistrados, servidores e da própria população da cidade, além da agilidade e logística nos transporte dos presos nesses procedimentos jurídicos.

O presidente e a corregedora do TJAM, basearam a portaria na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº
6841, que permitiu a realização das audiências de custódia por videoconferência durante a pandemia de Covid-19.

Videoconferências

A partir de agora, as pessoas presas em flagrante, independentemente da motivação ou natureza da infração, serão apresentadas, em até 24h da comunicação do flagrante, à autoridade judicial, na sala de audiência por videoconferência da unidade prisional, observadas as normas de segurança e condições locais.

“O termo inicial da contagem do prazo para a apresentação da pessoa presa será a hora do protocolo da comunicação. As salas destinadas para a realização de atos processuais por sistema de videoconferência poderão ser fiscalizadas pelas corregedorias e pelos juízes que presidirem as audiências”, diz a portaria de 7 de janeiro último, que define ainda que a realização da audiência virtual ocorrerá em horário a ser previamente definido pelo
magistrado junto à Secretaria de Audiências de Custódia.

.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *