
O novo Centro de Testagem contra a Covid-19, em funcionamento desde esta quarta-feira (19), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, ao lado da Arena da Amazônia e Manaus faz, além do exame rápido gratuito, também o atendimento médico para quem testa positivo.
A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, informa quando é preciso procurar o centro de testagem.
“É importante que a população venha procurar fazer o teste somente se estiver com sintomas, porque se não estiver com sintomas, nós não estamos orientando a testagem. Estamos priorizando neste momento as pessoas que estão apresentando sintomas, respiratórios principalmente, como tosse, dor de garganta, febre, mal-estar geral”, orienta.
Ampliação da testagem
A média de testes realizados teve um grande aumento no Amazonas, passando de 40 mil testes por mês para 60 mil testes por semana, atualmente.
Além do centro de testagem, o Estado oferta a testagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Rodoviária e Porto de Manaus e, ainda, nas Unidades e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs), do governo do Amazonas.

Para o secretário de Saúde, Anoar Samad, o Estado está cedendo as instalações do Centro de Convenções e também profissionais para atuar no local, sendo 14 médicos, 10 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos bioquímicos e 20 servidores para auxiliar no apoio técnico. Além disso, destinou 20 mil testes rápidos de antígeno para a ação.
“É um apoio muito grande. Imagina um centro de testagens desse com capacidade de 5 mil atendimentos por dia. Isso vai ajudar muito a população, ainda mais nessa fase de um aumento exponencial de casos. Além da estrutura, o Governo do Estado também entrou com médicos, entrou com técnicos em enfermagem, com auxiliares e também com testes”, explicou o secretário.


