Estimativa é de que o estado tenha 566 mil crianças nesta faixa etária aptas a receber vacina

A estimativa do Ministério da Saúde é de que o estado tenha 566 mil crianças nesta faixa etária aptas a receber a vacina para prevenção ao novo coronavírus. No geral, 101.276 doses em crianças de 5 a 11 foram aplicadas, sendo 78.617 na capital e 22.659 aplicadas no interior.
“O avanço da vacinação contra a Covid-19 em crianças é extremamente importante para enfrentarmos a pandemia e garantir a proteção de todos, especialmente com o retorno das aulas 100% presenciais. Os imunizantes passam por rigoroso processo de avaliação e são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, afirma Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.
Atualmente, todos os municípios possuem doses distribuídas pela FVS-RCP para a aplicação das doses infantis, sendo de responsabilidade das prefeituras a operacionalização da aplicação.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o avanço na vacinação do público infantil é um desafio. “Aos pais e responsáveis, estamos reforçando estratégias para facilitar o acesso à vacinação contra a Covid-19, então aproveite e vacine sua criança”, reforçou Tatyana.
Monitoramento – A aplicação das doses infantis é acompanhada pela FVS-RCP, apesar de ainda não terem sido inseridas nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde. Técnicos da fundação auxiliam as secretarias municipais de saúde na inserção dessas informações para atualização dos dados.
Locais de vacinação – A campanha de vacinação contra a Covid-19, coordenada pela Prefeitura de Manaus, terá 51 pontos de atendimento na semana de 14 (segunda-feira) a 18/2 (sexta-feira). Serão 46 locais, entre unidades básicas de saúde, policlínicas, clínicas da família, Centros de Atenção Integral à Crianças (Caics) e à Melhor Idade (Caimi), além de dois estratégicos, para atender o público de 12 anos e mais com todas as doses que estão disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As crianças de 5 a 11 anos poderão ser vacinadas em cinco pontos diferenciados.