O garoto Emanuel Marques de Oliveira, de 9 anos, burlou todas as barreiras de fiscalização de acesso ao embarque doméstico do Aeroporto Internacional Eduardo gomes de Manaus, embarcou sozinho sem passagem, bagagem e documentos e viajou num avião da Latam até o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, neste fim de semana.
A companhia aérea e a empresa francesa Vinci Airports, que administra o aeroporto da capital amazonense investigam, e a Polícia Civil do Amazonas investigam a viagem clandestina do menino. Imagens das câmeras de segurança vão ajudar a elucidar o caso.
Segundo a polícia, o garoto agiu sem a ajuda e pesquisou na internet “como entrar em um avião despercebido”. Ainda de acordo com a PC, Emanuel não tem histórico de violência familiar e disse que o motivo da viagem era a vontade de morar na capital paulista com outros familiares.
A mãe do menino, Daniele Marques, de 27 anos, registrou queixa ainda no sábado após acordar e não encontrar o filho em casa.
No mesmo dia ela foi informada sobre a localização de Emanuel através de contato telefônico de um funcionário da Latam, por volta das 22h.
Segundo ela, ele saiu de casa de manhã, pegou um ônibus no bairro do Tarumã, onde moram na mesma região próxima ao aeroporto.
A mãe contou em entrevista à Tv Amazonas que o filho está acostumado a viajar junto com os pais. Disse que ele chegou no aeroporto, olhou os locais de voos e horários, passou por três vistorias e ninguém o notou. “Só perceberam quando meu filho desembarcou em São Paulo”.