
Um incêndio atingiu a maior usina nuclear da Europa, a Zaporíjia, que fica na Ucrânia, após um ataque de tropas russas, segundo disse o prefeito da cidade de Energodar na noite desta quinta-feira (madrugada de sexta no horário local).
“Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de prédios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporíjia está pegando fogo”, disse o prefeito Dmytro Orlov em seu canal Telegram, citando o que chamou de ameaça à segurança mundial, mas sem dar mais detalhes.
Nas imagens postadas por ele aparecem disparos de munição traçante contra as instalações da usina nuclear. Ele faz um apelo para que os russos parem o ataque enquanto os bombeiros trabalham tentando apagar o fogo.
Caso as chamas atinjam o reator nuclear poderia provocar um dos acidentes de maiores proporções de que Chernobyl, já que a capacidade dela de gerar energia é a metade da usina binacional de Itaipú.
Mais cedo, Orlov já tinha afirmado que uma coluna de tropas russas estava indo em direção à usina nuclear, realtando que “tiros altos podiam ser ouvidos na cidade”. Autoridades ucranianas também informaram que as tropas russa estavam intensificando os esforços para tomar a usina e que haviam entrado na cidade com tanques.


