
A Heineken anunciou ontem que está deixando Manaus rumo a cidade de Itu, no Interior de São Paulo. Em comunicado oficial, a companhia informa que vai transferir a unidade de produção local.
Na nota, a Heineken diz que a medida foi tomada a fim de melhorar a produção e agilizar a logística dos produtos.
“Com a realocação, a empresa conseguirá otimizar a produção, aumentar a eficiência de toda a cadeia envolvida nesse processo, reduzir sua emissão de carbono e ainda acelerar a chegada dos produtos aos pontos de venda, tornando-se ainda mais competitiva e alinhada às dinâmicas do mercado”, diz a nota.
Ainda segundo o comunicado, a empresa agradece aos manauaras pelo acolhimento: “O Grupo HEINEKEN reafirma sua aposta e confiança no mercado brasileiro, onde tem buscado crescer de forma respeitosa e sustentável, e agradece toda a comunidade de Manaus e do estado do Amazonas pelo acolhimento durante todos esses anos de operação local”.
Saiba mais
A mudança da companhia beneficiada com os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus acontece logo após o governo federal decretar a redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) com o objetivo de estimular a produção industrial e combater a inflação.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que tem reunião marcada com o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o objetivo de revogar a decisão. Ele e o prefeito de Manaus, David Almeida, lideram uma força-tarefa formada por empresários, comerciantes e políticos federais, estaduais e municipais para buscar solução para o decreto prejudicial a ZFM.