Portal Você Online

Efeito Putin: ONU proíbe uso das palavras ‘guerra’ e ‘invasão’

Um milhão de pessoas fugiram da Ucrânia na primeira semana da invasão russa  | Cartacapital - Carta Capital


Funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) estão impedidos de se referir ao conflito entre a Ucrânia e a Rússia como “guerra” ou “invasão”, revela o jornal The Irish Times, na sua edição de hoje (8).

Segundo a publicação, que teve acesso a um e-mail da organização, os funcionários foram proibidos de usar esses termos – como faz Putin na Rússia com a imprensa – e se referir a utilizar os termos “conflito” ou “ofensiva militar” para descrever a invasão da Ucrânia e a não acrescentar a bandeira ucraniana às suas contas pessoais nas redes sociais. 

A política justifica-se com a necessidade de evitar um “risco de reputação” e ser “imparcial”. “Este é um lembrete importante de que nós, enquanto funcionários públicos internacionais, temos a responsabilidade de ser imparciais”, lê-se num e-mail enviado aos funcionários.

“Alguns exemplos específicos de linguagem para usar/não usar neste momento”, lia-se no e-mail. E acrescenta: “[Use] ‘conflito’ ou ‘ofensiva militar’ e NÃO ‘guerra’ ou ‘invasão’ quando se referir à situação na Ucrânia”.

Sobre a utilização da bandeira ucraniana, um ato considerado de solidariedade para com o país, a ONU pede que “não se adicione” o símbolo nas “contas ou sites, pessoais ou oficiais, de redes sociais”.

Segundo explicou a organização no mesmo e-mail, a política justifica-se com a necessidade de evitar um “risco de reputação” e ser “imparcial”. “Este é um lembrete importante de que nós, enquanto funcionários públicos internacionais, temos a responsabilidade de ser imparciais”, lê-se.

“Existe uma séria possibilidade de risco de reputação, que foi sinalizada por altos funcionários recentemente”, acrescenta.

A ofensiva militar russa na Ucrânia vai já no 13.º dia. Segundo Kyiv, mais de dois mil civis ucranianos morreram. Há ainda mais de 1,7 milhões de refugiados. 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *