A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), realizou domingo (13) mais uma etapa do processo seletivo da nova Guarda Municipal. O Teste de Aptidão Física (TAF) teve a presença de mais de 80 agentes e foi acompanhado pelo secretário Sérgio Fontes.
Desde o início do ano, a Guarda Municipal vem se preparando para uma nova fase. Em 72 anos de história, os agentes pela primeira vez passarão a ter o porte de arma, como um reforço na segurança do patrimônio e dos cidadãos.
A previsão é que até o final de abril, no mais tardar início de maio, a primeira turma com 60 homens esteja formada e seja apresentada para a sociedade. Ao todo, seis etapas compõem o processo e o TAF é uma das mais importantes, uma vez que assegura que o guarda tenha condições de exercer sua atividade na sua totalidade.
Para o secretário Sérgio Fontes, apesar dessa etapa não ser eliminatória, ela dirá muito sobre o condicionamento dos agentes.
“Nós fizemos um processo de seleção que já vem a algum tempo e essa é a última fase antes da Polícia Federal, que terá o exame psicotécnico e de tiro, então nós estamos fechando aqui o processo de seleção com uma avaliação física, para saber se o guarda tem condição de enfrentar essa nova atribuição e poder arcar com o ônus físico da atribuição”, explicou.
A próxima etapa será coordenada pela Polícia Federal e deve acontecer após a assinatura do acordo de cooperação técnica que será assinado pela Prefeitura de Manaus e PF previsto para acontecer ainda este mês.
Segundo o diretor da Guarda Municipal, Claudionei Barbosa, a etapa física é fundamental para o processo, uma vez que permite que a gestão tenha uma visão geral dos agentes e do condicionamento.
“A cada etapa o número vai diminuindo até ficarem apenas os 60 guardas que irão compor a primeira turma e essa etapa física é muito importante, porque ela nos dá uma visão geral do condicionamento dos nossos agentes e se eles terão condições de levar adiante o objetivo final, além de nos permitir saber como anda a saúde dos nossos servidores”.
O diretor ressaltou que esse o momento que a guarda vive é ímpar, e que a determinação do prefeito de Manaus David Almeida é de valorizar o serviço e os agentes.
Concurso
O prefeito David Almeida já sinalizou o concurso com 200 vagas ainda para o ano de 2022, que vem sendo considerado uma conquista para a categoria, que não renovava os agentes desde 2012.