Wilson Lima afirma que o estado tem projetos ambientais que podem ser realizados em parceria com investimentos de empresas com a marca Amazônia

O governo do Amazonas lançou nesta quinta-feira (17), o programa Guardiões da Floresta, um sistema de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e convidou investidores a conhecer a Amazônia, durante a 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), em Manaus.
O encontro reúne 38 Estados e províncias que cobrem mais de um terço das florestas tropicais do planeta, localizadas no Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Indonésia, México, Nigéria e Peru
Para o governador do estado, Wilson Lima, um dos investidores poderia ser o fundador da Amazon, empresário Jeff Bezos.
Em entrevista para a revista digital Exame, o governador disse que tem o Estado tem propostas. “Temos vários projetos que podemos caminhar em conjunto com a Amazon. No projeto Guardiões da Floresta, por exemplo, junto com o Bid, investimos 20 milhões de reais para beneficiar 14.000 famílias com um pagamento de 100 reais todos os meses por serviços ambientais”.
Lima quer uma outra visão do mundo para a Amazônia. “Queremos que quando o mundo olhe para a floresta não veja só árvores, mas pessoas. Se não houver condição de as pessoas sobreviverem, se não tiverem como sustentar suas famílias, não tem como preservar a Amazônia”, disse.
Um vídeo do Guardiões da Floresta foi criado para reforçar a mensagem institucional do Amazonas para reforçar o apelo por recursos destinados a floresta, o estado e a população.
No vídeo são enviadas mensagens do tipo: “Se a sua empresa é a mais valiosas de todas, o meu valor é incalculável” ou “Já que você usa o meu nome e eu nunca ganhei nada com isso, vem aqui me conhecer de perto”.
Guardiões da Floresta
O programa é uma reestruturação do antigo Bolsa Floresta que, agora, passa a ser administrado pelo Estado. Com a ampliação da remuneração para 14 mil famílias de 28 Unidades de Conservação Estaduais (UCs) – um dos maiores sistemas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) do planeta.
Ele é destinado para quem mora em áreas de reservas de desenvolvimento sustentável, que trabalha com o manejo do pirarucu, quelônio e florestal.
Entre as principais novidades do programa, está o aumento em 100% do valor da remuneração paga às famílias que vivem nas UCs. A bolsa sairá de R$ 50 para R$ 100.
Também houve a ampliação em 50,5% da quantidade de famílias beneficiadas, passando de 9.400 para 14.150 beneficiários.
O Guardiões da Floresta amplia a cobertura do PSA: de 16 Unidades de Conservação inicialmente beneficiadas, agora passa a atender comunidades ribeirinhas, tradicionais e indígenas de 28 UCs e áreas de entorno.


