Portal Você Online

Cheia: Rio Negro está acima do nível normal

O Rio Negro está apresentando um nível acelerado de subida neste mês de março. Medindo 26,49 cm nesta quinta-feira (24), nos últimos dias as águas vem tendo uma média acima do esperado, conforme Luna Gripp, pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Em março, o nível subiu aceleradamente. A média de subida diária estava entre 8 a 10 cm. Na última terça-feira (22), o Rio Negro teve a maior subida registrada na cheia de 2022: 11 cm. Nesta quinta, as águas na orla de Manaus tiveram uma elevação de 10 cm.

Segunda a pesquisadora, a média de subida diária acima do normal é resultado de um grande volume de chuva que vem acontecendo nos últimos dias, o que consequentemente, implica na cheia do Rio Negro

Repiquete – O alto nível de subida inesperado em março não foi a única surpresa da cheia de 2022. Durante alguns dias de janeiro o nível do Rio Negro desceu, ocasionando o repiquete – fenômeno de quando o rio começa um processo de vazante em um período que deveria estar enchendo ou o contrário – que nunca foi visto neste período desde a medição do nível do rio.

Apesar das surpresas que a natureza preparou para a cheia de 2022, a média diária do Rio Negro em 2022, comparando os anos, não ultrapassou o nível de 2021.

Um exemplo, é a comparação desta quinta-feira (24) com o dia 24 de março de 2021. Na época, o Rio Negro media 26,90, 41 cm acima do que se mede em 2022, que é 26,49.

Apesar da situação inesperada, ainda é cedo afirmar que a cheia de 2022 será maior do que a de 2021. O panorama só poderá definitivamente ser feito, segundo pesquisadores, no final de março, quando terá uma noção da quantidade de água instalada na bacia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *