
Com a presença de 37 prefeitos do Amazonas, 13 deputados estaduais, 12 vereadores, além dos deputados federais Marcelo Ramos (PSD) e Pablo Oliva (UB), o governador Wilson Lima (UB) participou, na manhã deste sábado (26), de evento de filiação ao partido União Brasil, na quadra da escola de samba Mocidade Independente de Aparecida, na região central de Manaus.
O governador já havia se filiado ao partido no último dia 9 em Brasília, mas hoje foi ovacionado e carregado nos braços pelos correligionários e apoiadores pelas ruas do bairro de Aparecida. A festa reuniu uma multidão e, em alguns momentos, mais parecia um ensaio da escola de samba.
“Foi o maior evento do União Brasil em todo o território nacional até o momento”, afirmou o vice-presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, que esteve na capital amazonense para apoiar a pré-candidatura à reeleição do governador.
Entre os políticos presentes no evento acompanhando o governador estavam o ex-deputado federal e secretário municipal de Educação de Manaus, Pauderney Avelino, os deputados estaduais Cabo Maciel, Saullo Vianna, Adjuto Afonso, Dr Gomes, Joana Darc, Terezinha Ruiz, o presidente da Assembleia Legislativa Roberto Cidade – que anunciou a filiação ao UB -, a deputada licenciada Alessandra Campêlo e o ex-secretário de Estado de Segurança Pública, Louismar Bonates.
Outros 11 prefeitos não participaram do evento, entre eles o de Manaus, David Almeida, mas já teriam manifestado apoio à reeleição de Wilson Lima. Na oportunidade, ele agradeceu a presença dos 37 presentes na quadra da escola de samba e garantiu que David estará junto com ele na campanha eleitoral.
“Não recebo recados de terceiros. Tenho um acordo com o prefeito de Manaus e de minha parte será cumprido”, disse o governador.
Ele reforçou o apoio de Almeida citando a parceria entre o Estado e o Município como o passe livre estudantil nos ônibus.
Já o presidente regional do União Brasil, Pauderney Avelino, ex-secretário de Educação de David Almeida, até dias atrás, garantiu que o prefeito vai caminhar junto ao governador. E foi além, disse que David vai indicar o candidato a vice na chapa de Lima.
Demonstração de força
O evento deste fim de semana também demonstrou sinais de apoio de um dos mais importantes municípios amazonenses: Coari. Três representantes da família Pinheiro estiveram no evento.
O atual prefeito Keitton Pinheiro (Progressistas), a deputada estadual Mayara Pinheiro (Progressistas) e o ex-prefeito Adail Filho, cassado mas que conseguiu eleger o primo para seu lugar na prefeitura também marcou presença. Se não estiver inelegível, deverá concorrer a uma vaga na Câmara Federal pelo União Brasil.
A perda de Coari, até então com o senador Eduardo Braga no Médio Solimões, pode ser um divisor de águas nessa eleição, já o senador mantinha laços estreitos com a família Pinheiro a anos. Recentemente, ele já havia perdido o apoio em Tefé, outro importante município da região. O prefeito Nicson Marreira (PTB), estava presente no evento de hoje.
Filiação
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e também presidente estadual do Partido Verde (PV), Roberto Cidade, subiu ao palco vestindo uma camisa do União Brasil e anunciou sua filiação à sigla.
“Sou o atual presidente estadual do PV e hoje estou me desligando dessa sigla partidária, pela qual sou muito grato, e vou ingressar no União Brasil porque acredito no projeto e acredito no governador Wilson Lima”, se declarou.


