
Três caçadores que estavam desaparecidos desde o último dia 7 de fevereiro no município amazonense de Urucará (260 km de Manaus), foram encontrados. Os primos Valdemir Paes Serrão, de 31 anos, e José Viana Gonçalves, 29, foram resgatados com vida, nesta terça-feira (29), já Aldemir Pantoja Serrão, 57, já estava morto.
Os sobreviventes recebem atendimento no hospital de Urucará, para onde foram levados por familiares.
Os três haviam saído para caçar quando se perderam na floresta. Após a comunicação do desaparecimento pela família, um Centro Integrado de Comando e Controle foi instalado na região para o resgate.
Uma força-tarefa de bombeiros, 20 militares das operações especiais da PM e até helicópteros da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e do Exército participaram das buscas durante dez dias. Na operação, uma cadela da Companhia de Cães da PM, morreu atacada por uma onça.
Mas, em meio a procura, a polícia descobriu que havia mandado de prisão expedido contra um dos desaparecidos – por roubo e estupro de vulnerável – e o resgate virou uma perseguição policial.
Na ocasião, as equipes de busca informaram haviam sinais deixados por eles como pistas – pedaços de roupa, marca nas árvores – para indicar um possível caminho para que fossem encontrados na selva, na verdade eram uma manobra para despistar.
Ainda segundo a polícia, um dos resgatados possui sete passagens pela polícia nos municípios de Tefé e Parintins. Ele tem dois mandados expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Tefé, em 10 de julho de 2019, além de outro mandado de recaptura expedido pela Promotoria Pública de Tefé em 28 de junho de 2021, sendo considerado foragido.