
A indicação do secretário de Articulação e ex-secretário de Educação Luís Fabian Pereira, de 42 anos, pelo governador Wilson Lima (União Brasil) para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) foi aceita por todos os deputados da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), nesta quarta-feira (30).
Durante expediente da Assembleia, o deputado Wilker Barreto, que faz oposição ao atual governo, chegou a contestar a indicação do governador. Ele disse que o cargo pertence à Aleam e que o deputado Delegado Péricles (PSL) desejava concorrer ao cargo. Segundo Barreto, pelo menos oito deputados apoiavam o nome de Pablo.
No entanto, após meia hora de sabatina na sala do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), a decisão foi acertada. Já no Plenário, por unanimidade, Luís Fabian foi eleito como o mais novo conselheiro do TCE-AM.
Luís Fabian agradeceu e disse que recebia a nova missão com muito orgulho mas também com muita responsabilidade. Ele lembrou que já está há 15 anos atuando como ordenador de despesas e que agora é preciso ter sensibilidade para orientar os ordenadores de despesas”.
“Fui forjado na educação e penso que como educador é através da educação, capacitação, qualificação e orientação, que podemos forjar melhores gestores. E agora como julgador de contas preciso ter sensibilidade e vou optar por um movimento mais orientador para os ordenadores de despesas.
O novo indicado deve ser nomeado na próxima semana, quando iniciará os trabalhos no TCE-AM. “Minha atuação será pautada na ética e bom senso, com espírito de servir e usar da melhor forma os recursos públicos”, destacou Luís Fabian.