O Navio Hospital da Flotilha do Amazonas, Dr. Augusto Montenegro, retornou ontem a a sua base na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, após uma missão de quatro meses navegando pelos rios do Amazonas e do Acre realizando asssitência aos ribeirinhos e do interior dos dois estados.
Com uma tripulação de 85 militares e o apoio de 29 técnicos de saúde, enfermeiros, médicos, dentistas e farmacêuticos voluntários a missão do navio da Marinha Brasileira realizou 20.501 procedimentos médicos, odontológicos, farmacêuticos e de enfermagem, 7.307 exames laboratoriais e distribuiu 1,5 milhão de medicamentos.
O navio de asssitência hospitalar possui uma estrutura que não deixa a desejar a muitas unidades médicas em terra. Tem equipamentos de primeira linha como aparelho de raio-X, para cirurgias de pequeno porte, pré-natal, mamografia, ultrassom, hemograma, urinálise, testes rápidos de HIV, sífilis, malária e dengue.
Há seis anos, o “Dr. Montenegro” não chegava à cidade mais isolada da região – Marechal Thaumaturgo (AC), em razão do nível baixo dos rios. O município fica na, na fronteira com o Peru.
“A nossa chegada até Marechal possibilita manter um registro histórico, já que é uma navegação muito desafiadora em virtude da variação do Rio Juruá entre as cidades de Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal”, disse o comandante do navio, capitão de corveta Raphel Siqueira.
Ainda segundo ele, o principal objetivo da missão é levar atendimento de saúde a população carente, em áreas isoladas como essas, que somente embarcações de pequeno porte ou de helicóptero são capazes de chegar.
Além dos ribeirinhos, também foram atendidos índios da Aldeia Ashaninka, no município acreano de Marechal Thaumaturgo, na Aldeia Puyanawa do Barão e Ipiranga, em Mâncio Lima, e na Aldeia Katukina, em Cruzeiro do Sul.
Cerca de 857 indígenas foram atendidos por médicos, odontológos e fizeram exames laboratoriais, de enfermagem, além de participarem de palestras ministradas sobre higiene bucal e Infecções Sexualmente Transmissíveis, totalizando 8.775 procedimentos.