Portal Você Online

Gol e Avianca anunciam acordo para criar nova empresa

Gol e Avianca anunciam fusão e criam maior grupo de transporte da América  Latina | Band

As companhias aéreas brasileira Gol e a colombiana Avianca anunciaram ontem (11) que passarão a ser controladas por um mesmo grupo, segundo o comunicado emitido pelas empresas.

O novo grupo tem expectativa de que o negócio seja concluído no segundo semestre deste ano e se chama “Abra”, reunindo operações da maior companhia aérea do Brasil, a Gol, e de um dos maiores grupos sul-americanos de aviação, a Avianca, com operações na Colômbia, Equador e El Salvador e rotas para América do Norte, Europa e América Central.

A nova empresa terá capital fechado e sediada no País de Gales, no Reino Unido. O acordo foi assinado entre os principais acionistas da Avianca Holding, incluindo Kingsland International, Elliott International e South Lake One, e o veículo da família Constantino que controla a Gol.

As companhias afirmaram que outros investidores financeiros vão investir até US$ 350 milhões (R$ 1,7 bilhão) na Abra. A Gol e Avianca manterão operações independentes, enquanto “se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador”, segundo comunicado.

Constantino de Oliveira Junior, atual presidente do conselho de administração da Gol e fundador da companhia aérea, será o presidente-executivo da Abra.

Roberto Kriete, cofundador da Avianca Holdings, comandará o conselho de administração. Em abril, a Avianca já havia anunciado que estava próxima de um acordo com a Viva Air, concorrente no mercado colombiano, para se tornarem parte de um mesmo grupo.

No comunicado, os acionistas majoritários das duas companhias anunciavam que a Viva passaria a fazer parte da mesma holding do grupo Avianca. Declan Ryan, sócio fundador da Viva, passará a integrar o conselho de administração do novo grupo.

A Avianca Colômbia (ou Avianca Holdings) é considerada a companhia aérea mais antiga em operação nas Américas e a mais velha do mundo em termos de operações ininterruptas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *