
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizará, neste domingo (15). Mais de 63 mil candidatos se inscreveram para fazerem as provas em Manaus e nos municípios de Eirunepé, Humaitá, Parintins, Tabatinga e Tefé.
No atual certame, foram abertas 183 vagas efetivas e para formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior. Os salários iniciais variam de R$ 2.300 (nível médio) a R$ 5.500 (nível superior).
Os locais de prova podem ser acessados pelo site do IBFC no link https://www3.ibfc.org.br/2205/consulta_local_prova_login.
Para obter o local de prova e “cartão de convocação” será necessário informar o número de inscrição e também o CPF do candidato.
As provas serão aplicadas em 6 municípios do Amazonas: Eirunepé, Humaitá, Parintins, Tabatinga, Tefé, além da capital Manaus. Para os candidatos de nível superior, que irão fazer as provas pela manhã, os portões serão abertos às 7 horas e serão fechados às 7h45 (hora oficial de Manaus). Já para quem for fazer a prova à tarde, os portões serão abertos às 13 horas e serão fechados às 13h45 (hora oficial de Manaus).
A prova objetiva é ofertada para todos os cargos, a discursiva apenas nível superior, ambos em caráter eliminatório e classificatório. A avaliação de Títulos é voltada ao nível superior e seguirá a etapa classificatória, o Teste de Aptidão Física (TAF), atenderá somente a função de Agente de Trânsito na fase eliminatória.
Aprovação – Os candidatos aprovados serão nomeados por ato do chefe do Poder Executivo estadual para atuar em qualquer unidade do Detran-AM, em todo o estado, segundo ordem de classificação. Além dos 183 classificados, o Detran Amazonas vai inserir os demais candidatos em um cadastro de reserva.


