
Equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) e do Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) realizaram uma blitz nesta quinta-feira (13) em dois supermercados da rede DB e chegaram a interditar uma das lojas por irregularidades em produtos vendidos abaixo do peso e estragados.
No DB da Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, os fiscais do Ipem fizeram pesaram alguns produtos e constataram que pera, pudim e costela suína – estavam com o peso abaixo do declarado na embalagem. Os fiscais também fiscalizaram produtos sujeitos a avaliação da conformidade, não encontrando irregularidade.
Em outro supermercado da mesma rede, Na Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho (Paraíba), o estabelecimento foi interditado para que os promotores de justiça e os fiscais de saúde pudessem analisar outros produtos. Em avaliação prévia, a ação detectou a comercialização de carne com prazo de validade vencido, e frios mal conservados e sem condições de consumo.

Segundo o diretor-presidente do Ipem-AM, Marcio André Brito, o estabelecimento recebeu um laudo de reprovação dos produtos irregulares, e terá um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Instituto.
Para o promotor do MP/AM, Otávio Gomes, que acompanhou a fiscalização, “há um grave ataque à saúde da população, por isso estamos realizando esta interdição temporária, com a participação de vários órgãos, para avaliar de forma mais intensa os produtos comercializados aqui”, disse.


